Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Justiça da China recusa pedido de registro de casamento a casal homossexual

Este foi o primeiro caso de união entre pessoas do mesmo sexo decidido nos tribunais chineses

Um juiz da China rejeitou nesta quarta-feira o pedido de um casal homossexual que entrou na Justiça pelo direito de se casar, no primeiro caso de união de pessoas do mesmo sexo decidido nos tribunais chineses. Sun Wenlin, 27 anos, e Hu Mingliang, 37 anos, haviam entrado com uma ação contra as autoridades de Changsha, na província de Hunan, depois que o casal não conseguiu oficializar seu casamento na cidade.

O casal tentou registrar sua união em julho do ano passado e teve o pedido recusado. Em dezembro, Hu e Sun entraram com uma ação contra as autoridades de Changsha e, em janeiro deste ano, um tribunal aceitou julgar o caso.

Centenas de pessoas se reuniram em frente à corte nesta quarta-feira para apoiar Sun e Hu, e a corte permitiu a entrada de 100 pessoas. A decisão contrária ao casal foi proferida poucas horas após o início da audiência.

Leia também:

Papa pede que Igreja acolha divorciados e homossexuais

Mississippi aprova lei que permite recusar atendimento a gays

O casal contou que, depois do registro da ação contra a cidade, a polícia tentou dissuadi-los do processo, de acordo com a rede britânico BBC. O advogado de Hu e Sun, Shi Funong, disse que não esperava uma decisão favorável, mas não imaginou que o resultasse saísse tão rápido. O casal pretende recorrer da decisão.

A China não reconhece legalmente o casamento entre homossexuais, mas o país começa a debater questões relacionadas a homossexuais, bissexuais e transgêneros.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League