Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jogador russo provoca Turquia com camiseta de Vladimir Putin

O meio-campista Dmitri Tarasov exibiu uma camiseta com uma foto do presidente russo após uma partida contra o time turco Fenerbahçe, em Istambul

Um jogador de futebol do time russo Lokomotiv Moscou decidiu testar as já tensas relações entre Rússia e Turquia em uma partida em Istambul nessa terça-feira. Midfielder Dmitri Tarasov tirou sua camiseta ao final do jogo contra o time local Fenerbahçe e exibiu uma foto do presidente Vladimir Putin usando um chapéu da marinha, com os dizeres “o presidente mais educado”.

A relação entre os dois países se deteriorou em novembro, quando a Turquia abateu um jato russo que violou seu espaço aéreo. A Rússia respondeu com sanções econômicas. Agora, os dois países se encontram em lados opostos do conflito sírio, com Ancara apoiando os rebeldes e Moscou, as forças leais ao ditador Bashar Assad.

A frase na camiseta do jogador faz alusão às tropas que ocuparam a Crimeia em março de 2014 e ficaram popularmente conhecidas como “pessoas educadas” antes que Putin admitisse que eram soldados russos. A Turquia também se posicionou contra Moscou após a anexação da Crimeia pela Rússia.

Leia também:

Turquia convoca embaixador russo após nova violação de espaço aéreo

Explosão derruba edifício na Rússia e deixa ao menos 4 mortos

Prédio de 5 andares desaba na Turquia

Após a partida, que terminou com o Fenerbahçe vitorioso por 2 a 0, a polícia turca deteve três pessoas que atacaram um ônibus de torcedores do Lokomotiv Moscou com pedras e garrafas. A imprensa turca considerou a atitude de Tarasov como uma “provocação”. “Eu não queria provocar. Sou só um patriota, e Putin é o presidente do nosso país”, afirmou o jogador de futebol ao site russo LifeNews, acrescentando que ele talvez use outra camiseta com foto do Putin “com uma legenda diferente” na próxima partida de seu time.

O órgão máximo do futebol europeu, a UEFA, que proíbe declarações políticas durante os jogos, deve tomar medidas disciplinares contra o Lokomotiv. Segundo uma fonte da UEFA citada pela agência de notícias R-Sport, Tarasov poderia ser suspenso por no mínimo 10 partidas por sua atitude.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League