Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Índia registra dia mais quente da história do país

Na cidade de Phalodi, termômetros marcaram 51°C na quinta-feira

Uma cidade no norte da Índia registrou na quinta-feira a mais alta temperatura na história do país: 51 graus Celsius. A onda de calor que atinge o país neste verão fez com que Phalodi, no estado de Rajasthan, superasse os 50,6ºC marcados em 1956 no município de Alwar.

De acordo com o diretor do Departamento de Meteorologia da Índia, B. P. Yadav, o calor de ontem foi o mais extremo desde que os registros começaram a ser realizados no país. A temperatura no norte da Índia costuma chegar regularmente ao 40ºC em maio e junho, os meses mais quentes do ano na região. Alcançar os 50ºC, contudo, não é comum.

Leia também:

Deslizamento de terra no Sri Lanka deixa 200 famílias desaparecidas

Tempestade de raios mata 65 pessoas em Bangladesh

Acredita-se que centenas de pessoas tenham morrido por causa do calor e algumas regiões até proibiram que os cidadãos cozinhassem durante o dia, para diminuir o risco de incêndios. Nesta época no ano passado ocorreram mais de cem mortes relacionadas às altas temperaturas, principalmente por desidratação.

O escritório do clima indiano emitiu diversos alertas durante o último fim de semana sobre a “onda severa de calor” que atinge grande parte do norte e do oeste do país. A Índia declara estado de emergência quando a temperatura chega a 45ºC, ou cinco a mais que a média para a área em anos anteriores.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League