Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Homem que tentava ir dos EUA para Bermudas em bolha inflável é resgatado

Em 2014, Reza Baluchi havia tentado percorrer o mesmo trajeto, mas foi encontrado pela Guarda Costeira desorientado

A Guarda Costeira americana resgatou neste domingo um homem que tentava chegar às Bermudas pelo mar em uma bolha inflável. O maratonista iraniano Reza Baluchi, de 44 anos, já planejava sua viagem em alto mar há cinco meses, para levantar “dinheiro para crianças carentes e para inspirar aqueles que perderam a esperança de um futuro melhor”, de acordo com seu site. O trajeto planejado passaria pelo Triângulo das Bermudas, depois Porto Rico, Haiti e Cuba.

Segundo o guarda costeiro Mark Barney, o homem saiu da praia de Pompano, na Flórida, no sábado, mas foi impedido de continuar sua viagem pelos guardas devido às condições inseguras. Baluchi havia informado os serviços marítimos de sua intenção e foi proibido de realizar sua viagem.

Leia também:

Canadense é preso por voar em cadeira amarrada a balões

Chimpanzé foge de zoológico no Japão e sobe em cabos de energia

Em uma carta enviada ao maratonista, a Guarda Costeira explicou que as condições para completar o trajeto e a embarcação não eram seguras e afirmou que ele seria punido com “até sete anos de confinamento e uma multa de 40.000 dólares” (142.000 reais) caso descumprisse as ordens oficiais. A organização condenou a atitude de Baluchi em uma série de tuítes, afirmando que o homem desrespeitou as ordens de segurança. Segundo o Twitter da Guarda Costeira, o iraniano desistiu de sua aventura por conta própria, após orientação dos oficiais.

Essa também não foi a primeira tentativa de Reza Baluchi de atravessar o oceano rumo às Bermudas em uma bolha inflável. Em 2014, ele foi encontrado pela Guarda Costeira desorientado, perguntando em que direção se localizava o arquipélago. Ele se recusou a desistir da viagem, mas teve de ser resgatado três dias depois em uma operação que custou 144.000 dólares (510.000 reais), de acordo com a CNN, e contou com o auxílio de um helicóptero, um avião e um navio.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League