Clique e assine com 88% de desconto

Fidel Castro aparece em ato público pela primeira vez em nove meses

Por Da Redação - 8 abr 2016, 13h45

O ex-ditador cubano Fidel Castro compareceu nesta quinta-feira a um ato em homenagem a Vilma Espín, personagem importante da Revolução Cubana, informou a imprensa estatal do país nesta sexta. A aparição pública de Fidel é a primeira dele em nove meses. Fidel visitou o complexo educacional Vilma Espín no município de Playa, em Havana, segundo o jornal Juventud Rebelde. Vilma Espin deixou uma vida confortável para lutar ao lado de Fidel contra o governo de Fulgencio Batista, e então casou com Raúl, atual ditador cubano.

No local, Fidel participou de uma homenagem à fundadora da Federação de Mulheres Cubanas, no 86º aniversário de nascimento de Vilma, que morreu em 2007. De acordo com a imprensa estatal, o cubano, que completará 90 anos em agosto, conversou “animadamente” com professores e alunos da escola, sobre temas de educação, saúde e alimentação.

Leia também

Cuba não precisa de presentes dos EUA, afirma Fidel Castro

Continua após a publicidade

Vestidos usados por Michelle em Cuba valem 23 vezes o salário anual médio dos cubanos

Obama: “É preciso ter muita valentia para fazer ativismo em Cuba”

Imagens de Fidel no evento, que foram veiculadas pela televisão estatal do país, mostraram Fidel bastante envelhecido, de barba quase toda branca e com uma postura curvada, sentado em uma mesa e conversando com alunos e professores na escola Vilma Espín.

Fidel entregou o cargo para seu irmão mais novo em 2006. Nos últimos dez anos suas aparições públicas foram muito esporádicas, embora siga publicando alguns artigos na imprensa oficial, o último deles divulgado no dia 28 de março sobre a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e no qual disse que “Cuba não precisa de presentes do império”.

Continua após a publicidade

(Da redação)

Publicidade