Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Exército sírio avança para tirar Palmira das mãos do EI

Trata-se do mais pesado ataque contra os terroristas em meia de três semanas de ação

Forças do governo sírio avançaram em diversas frentes rumo à Palmira neste sábado, com o apoio de ataques aéreos e bombardeios de artilharia, segundo informações da imprensa estatal. Ondas de explosões dentro da cidade foram transmitidas ao vivo pela televisão.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos descreveu o ataque como o mais pesado realizado até agora em uma campanha que já dura três semanas do exército sírio e combatentes da milícia aliada para retomar a cidade no deserto do controle do Estado Islâmico.

O diretor do Observatório, Rami Abdulrahman, disse que soldados e milícias aliadas tomaram o controle de um terço de Palmira, principalmente no Oeste e Norte, incluindo partes das ruínas da Era do Império Romano. Soldados também lutam em uma frente no Sul, disse ele. De acordo com a TV estatal, o exército estaria entrando em Palmira, retomando diversos bairros.

Imagens de televisão das colinas da cidadela medieval, capturadas pelo exército na sexta-feira e com vista para a cidade, mostraram tanques e veículos blindados atirando em Palmira. O Observatório disse ainda que terroristas do Estado Islâmico lançaram morteiros contra as tropas aliadas.

A retomada de Palmira, ocupada pelo grupo islâmico em maio de 2015, marcaria o maior revés para o Estado Islâmico na Síria desde que a intervenção russa mudou a maré do conflito de cinco anos em favor do presidente Bashar Assad.

(Com agência Reuters)

Member of The Internet Defense League