Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Exército de Israel encontra novo túnel de infiltração do Hamas

A passagem começa na Faixa de Gaza e penetra várias centenas de metros em território israelense

Os militares de Israel informaram nesta segunda-feira que descobriram um novo túnel de infiltração construído por militantes do Hamas que começa na Faixa de Gaza e penetra várias centenas de metros em território israelense.

“Neutralizamos o túnel no território israelense, tornando-o inútil para a infiltração de terroristas do Hamas”, disse o tenente-coronel Peter Lerner, porta-voz dos militares, em uma teleconferência com jornalistas estrangeiros.

O Hamas, grupo palestino que controla a Faixa de Gaza, não comentou de imediato sobre a descoberta, que pode aumentar as tensões ao longo de uma fronteira que vem se mantendo pacífica desde o final da guerra de 2014.

Lerner disse que o túnel foi o primeiro a ser descoberto em território israelense desde o conflito de quase dois anos atrás. Durante sete semanas de combates, o Hamas usou túneis que levavam a Israel para se infiltrar em quatro ocasiões, matando 12 soldados.

Israel afirma ter destruído 32 túneis durante a guerra de Gaza e estar desenvolvendo tecnologias com o objetivo de se contrapor aos esforços do Hamas para reconstruir sua rede subterrânea.

Leia também:

Após disputa, Israel desiste de nomear Dayan como embaixador no Brasil

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League