Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA anunciam o envio de mais de 200 tropas ao Iraque

Aumento do contingente busca fortalecer combate ao Estado Islâmico

O governo dos Estados Unidos decidiu enviar mais de 200 tropas adicionais ao Iraque para combater o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), declarou o secretário de Defesa americano Ashton Carter, nesta segunda-feira. De acordo com o jornal americano The New York Times, também serão enviados helicópteros de guerra Apache para auxiliar na luta.

O aumento do contingente e a decisão de colocar as tropas mais próximas à linha de frente do conflito visam ajudar as forças iraquianas a retomar o poder em Mosul, uma das principais cidade do Iraque. Com o embarque das tropas, o número de soldados americanos no local passará de 3.870 para 4.087.

Leia mais:

Estado Islâmico ganha território na Síria

Milhares de civis fogem dos intensos combates no norte da Síria

As tropas adicionais devem incluir forças especiais do Exército, que vem sendo usadas na campanha contra o EI para aconselhar os iraquianos no combate. Também serão enviados especialistas em treinamento, equipes de segurança para os conselheiros e times de manutenção para os helicópteros.

Até então, os times de apoio americanos trabalhavam afastados da linha de frente da guerra contra os terroristas. A proximidade com o campo de batalha deve facilitar o auxílio aos combatentes iraquianos na tomada de Mosul.

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League