Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreia do Norte ofereceu negociar tratado de paz, segundo Estados Unidos

Conversações foram interrompidas diante da negativa de Pyongyang de reduzir seu arsenal nuclear

Os Estados Unidos confirmaram neste domingo que a Coreia do Norte propôs discutir um eventual “tratado de paz” para a península coreana, uma oferta que fracassou rapidamente ante a negativa de Pyongyang de contemplar uma redução de seu arsenal nuclear.

“Para sermos claros, são os norte-coreanos que propuseram discutir um tratado de paz. Nós examinamos atentamente sua proposta e claramente lhes dissemos que a desnuclearização devia fazer parte de qualquer discussão”, afirmou John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado, falando de Amã, onde acompanha o titular da pasta, John Kerry.

A declaração de Kirby é uma reação a uma publicação na edição on-line do The Wall Street Journal que, citando fontes americanas, reportou que “alguns dias antes do último teste nuclear norte-coreano (de 6 de janeiro), o governo de (Barack) Obama tinha dado, em sigilo, seu aval ao início de diálogos para tentar por fim, formalmente, à guerra da Coreia”, entre 1950 e 1953, após a qual a península se dividiu em dois países.

Kirby acrescentou que a Coreia do Norte “rechaçou nossa resposta”, a qual “é coerente com nosso objetivo de longo prazo de buscar uma desnuclearização”.

(AFP)

Member of The Internet Defense League