Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreia do Norte divulga fotos de Kim Jong-un – desta vez, sem Photoshop

Governo publicou ainda imagens de outros 27 líderes, incluindo de Ri Yong Gil, que até esta semana era tido como morto

A mídia estatal da Coreia do Norte divulgou nesta quinta-feira fotos em alta definição de 28 líderes do país, incluindo do ditador Kim Jong-un. Embora esse tipo de divulgação seja frequente no país, há uma novidade nas novas imagens: elas não parecem ter sido modificadas. É comum que o governo norte-coreano publique fotos retocadas de Jong-un, embora as autoridades nacionais neguem.

A divulgação das fotos acontece dois dias após o fim do congresso do partido único da Coreia do Norte, o primeiro evento do tipo realizado em 36 anos. Especialistas ouvidos pelo jornal britânico The Guardian acreditam que o governo norte-coreano esteja tentando transmitir uma imagem mais natural, positiva e humilde de Kim Jong-un, além de mostrar a Coreia do Norte como um país “tão normal quanto o resto do mundo”.

Leia mais:

Kim Jong-un aparece em desfile na Coreia do Norte. Confira imagens

Equipe da BBC é detida e expulsa da Coreia do Norte

Coreia do Norte inicia raro congresso do partido e exalta programa nuclear

Entre as fotos de líderes do governo, está a de Ri Yong Gil, que até o último fim de semana era tido como morto. Em fevereiro, a Coreia do Sul denunciou que ele, que era chefe do Estado-Maior da Coreia do Norte, havia sido executado pelo governo de Kim Jong-un. No entanto, Young Gil apareceu no congresso do partido em Pyongyang e, nesta terça-feira, foi nomeado para duas posições de alto escalão da órgão. Dos governantes que aparecem nas imagens, sete estão com trajes militares e o restante veste ternos. Kim Jong-un foi o único que posou sorrindo

Políticos do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte Políticos do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte

Políticos do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte (/)

(Da redação)

Member of The Internet Defense League