Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cameron promete anunciar data de referendo neste sábado

Premiê anunciou na sexta-feira acordo que dará à Grã-Bretanha um 'status especial' na UE

O primeiro-ministro britânico David Cameron disse que anunciará ainda neste sábado, após se reunir em Londres com seu gabinete de governo, a data do referendo no qual os britânicos decidirão sobre a saída ou permanência da União Europeia (UE). Na sexta-feira, Cameron anunciou ter conseguido um acordo que dará à a Grã-Bretanha um “status especial” dentro da UE.

Leia mais:

Cameron ameaça rejeitar oferta da UE ‘que não atenda às necessidades’ dos britânicos

Quase metade dos britânicos está disposta a sair da UE

UE divulga propostas para evitar saída da Grã-Bretanha do bloco

Negociei um acordo para dar ao Reino Unido um status especial na UE”, tuitou Cameron, pouco depois da oficialização do pacto por parte do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. A partir de sábado, Cameron defenderá o acordo no Conselho de Ministros britânico. Após alcançar o difícil acordo, durante um jantar de trabalho, o primeiro-ministro britânico pedirá o voto a favor da permanência no bloco no referendo sobre a UE

O ministro das Finanças George Osborne afirmou hoje que o acordo alcançado com Bruxelas reúne “o melhor dos dois mundos” para os britânicos. “Temos os benefícios do livre-comércio sem as cargas de estar na zona do euro. Temos os benefícios da liberdade de movimentos e viagem e, ao mesmo tempo, lidamos com a cultura do subsídio que quer conseguir algo em troca de nada”, sustentou Osborne em entrevista à rede BBC Radio 4.

(Com agência EFE)

Member of The Internet Defense League