Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Blecaute atinge toda a Síria; causas ainda são desconhecidas

Cessar-fogo entrou no sexto dia nesta quinta-feira

Um blecaute atingiu toda a Síria nesta quinta-feira, e os motivos ainda permanecem desconhecidos, informou a TV estatal síria. Autoridades afirmam que a energia elétrica foi cortada em todas as províncias do país.

O ministro da Energia sírio, Imad Khamis, garantiu que equipes tentam determinar a causa do blecaute e restabelecer o serviço, que deve voltar ao normal ainda hoje, de acordo com a emissora local. O blecaute geral foi confirmado pela ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede em Londres.

Em muitas regiões da Síria, afetadas pelo conflito que assola o país desde 2011, a eletricidade é fornecida somente entre duas e quatro horas por dia, mas os blecautes que afetam todo o país são raros, reportou a rede britânica BBC.

Segundo a agência de notícias Sana, o já precário serviço de internet também foi parcialmente cortado devido a um dano súbito em um dos hubs de rede.

Leia mais:

EUA acreditam que trégua na Síria é frágil, mas está melhor que o esperado

Acordo de cessar-fogo entra em vigor na Síria

Horas antes do início da trégua, bombardeios aumentam na Síria

Trégua – O cessar-fogo na Síria, estipulado por EUA e Rússia, e aceito pelo governo sírio e pela Comissão Suprema de Negociações (CSN), a principal aliança de oposição ao regime de Bashar Assad, completa seis dias nesta quinta-feira. De acordo com a avaliação do alto escalão do governo americano ouvido pela emissora CNN, o cessar-fogo, que não inclui os grupos terroristas Estado Islâmico e Frente Nusra, ligada à Al Qaeda, “está sendo melhor do que o esperado”, já que permitiu uma “significativa” redução da violência.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League