Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bento XVI é “como uma vela” que se apaga lentamente, afirma secretário

O secretário pessoal de Bento XVI, Georg Gänswein, afirmou que, com seus quase 89 anos, o papa emérito é “um homem idoso, mas muito lúcido”, que “é como uma vela que se apaga lenta e serenamente”.

“Infelizmente o caminhar é agora fatigante e por isso utiliza um andador. Em abril, ele completa 89 anos. É como uma vela que, lenta e serenamente, se apaga, como acontece com muitos de nós”, declarou o arcebispo alemão em entrevista publicada pela revista Benessere.

Em relação às condições de Bento XVI, Gänswein disse que o papa “está sereno, em paz com Deus, com ele mesmo e com o mundo”.

“Ele se interessa por tudo e conserva seu humor fino e sutil. Mantém uma correspondência bastante ampla, mas já não escreve livros. Se limita a ditar cartas para sua secretária”, explicou.

Bento XVI, segundo Gänswein, leva “voluntariamente uma vida de monge”, mas “não está isolado: reza, lê, escuta música, recebe visitas, toca piano”.

“Conservou uma grande paixão pelos felinos. Em nossos jardins vivem Contessa e Zorro, dois gatos que frequentemente vêm saudar o papa emérito”, acrescentou Gaeswein, atual governador regional da Casa Pontifícia.

Bento XVI vive no mosteiro vaticano Mater Ecclesiae desde que efetivou sua renúncia ao pontificado, em 28 de fevereiro de 2013, e após permanecer no palácio de Castel Gandolfo até 2 de maio daquele ano.

Depois de anunciar sua decisão inesperada, o papa emérito assegurou que não interferiria na vida da Igreja, mas se dedicaria a rezar e ao estudo.

Por isso suas aparições públicas durante o pontificado de seu sucessor, Francisco, estão sendo muito limitadas, a última delas durante a abertura da Porta Santa da basílica de São Pedro do Vaticano, no último dia 8 de novembro, com o que se inaugurou o Jubileu.

(Com EFE)

Member of The Internet Defense League