Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atriz Emma Watson é citada nos ‘Panama Papers’

A artista britânica usou uma offshore nas Ilhas Virgens para comprar uma casa de milhões de libras

A atriz Emma Watson, conhecida por interpretar Hermione em Harry Potter, é a mais nova celebridade a aparecer na lista dos Panama Papers. De acordo com o jornal britânico Telegraph, a britânica de 26 anos utilizou uma offshore nas Ilhas Virgens para comprar uma casa que vale milhões de libras. Emma, que atualmente deu uma pausa em sua carreira como atriz para se dedicar à causa feminista, comprou o imóvel em Londres em 2013, um mês depois da criação da empresa no paraíso fiscal.

Questionada, a assessoria de imprensa de Emma afirmou à revista britânica The Spectator que ela abriu a empresa “para garantir o anonimato e a privacidade” de seus dados. “A Emma não recebe absolutamente nenhum imposto ou vantagens monetárias com essa empresa offshore, somente privacidade”, afirmou um de seus porta-vozes.

Leia mais:

Panama Papers: Contraste Vergonhoso

Panama Papers: ministro espanhol renuncia por vínculo com empresa offshore

Escândalo: ‘Panama Papers’ abalam governos e países decidem investigar

Após revelação de offshore, primeiro-ministro da Islândia anuncia renúncia

Vazamento – A conta no exterior da atriz veio à tona em meio à montanha de dados coletados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), publicados na internet esta semana.

As informações provêm de 11,5 milhões de documentos de quase quatro décadas do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca, especializada em criar e gerir empresas em paraísos fiscais, com informação de mais de 214.000 offshores em duas centenas de países e territórios. Os dados foram vazados para o ICIJ, em parceria com 109 veículos de imprensa de 76 países, e as primeiras reportagens vieram a público em abril.

Políticos, esportistas e celebridades – inclusive brasileiros – estão entre os nomes citados pela investigação. O vazamento desencadeou a abertura de muitas investigações em todo o mundo e levaram o primeiro-ministro islandês e um ministro espanhol a renunciar.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League