Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Venda de cerveja nos estádios do Rio é liberada

Autor do projeto de lei diz que o Brasil deve seguir os padrões internacionais e permitir o consumo da bebida – como foi feito na Copa de 2014

O projeto de lei nº 799/15, que prevê a liberação da venda de cerveja nos estádios do Rio de Janeiro, foi aprovada nesta quarta-feira, em discussão única na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). O documento, que recebeu sete emendas nesta terça e teve sua votação adiada, espera agora pela sanção do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) em até 15 dias.

De autoria dos deputados Geraldo Pudim (PR), Luiz Martins (PDT) e Wanderson Nogueira (PSB), o projeto regula a comercialização da bebida, desde a abertura dos portões dos estádios até o final da partida, somente em copos plásticos descartáveis ou de papel. A venda de cerveja nos estádios cariocas é proibida desde 2008 – mas durante a Copa do Mundo de 2014, por exigência da Fifa, a bebida teve de ser comercializada durante os jogos no Maracanã e em todas as outras 11 sedes.

Nesta terça, após o adiamento da votação, um dos autores do projeto, o deputado Wanderson Nogueira, afirmou que “é preciso colocar o Brasil nos padrões internacionais. Países como Alemanha e Inglaterra permitem e não enfrentam problemas. As pessoas hoje bebem no entorno dos estádios até o último minuto, porque dentro é proibido, e isso gera confusões”. O projeto de lei autoriza apenas a cerveja como bebida alcoólica presente nos estádios e exige a veiculação de mensagens educativas sobre o consumo consciente do álcool durante os jogos.

(com Gazeta Press)

Member of The Internet Defense League