Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Velejador sul-coreano é internado e culpa poluição da Baía de Guanabara

Segundo seu treinador, Wonwoo Cho contraiu vírus durante evento teste para Olimpíada do Rio.

O velejador sul-coreano Wonwoo Cho foi internado na última terça-feira no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, com febre, vômitos, calafrios e desidratação, depois de participar de um evento-teste da vela para os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo seu treinador, Danny Ok, o atleta de windsurf ficou doente por causa da poluição das águas da Baía de Guanabara.

Leia também:

Rio-2016: atletas podem contrair doenças nas águas olímpicas, diz estudo

Rio-2016: Comitê garante risco zero nas águas do Rio e descarta Búzios

Com ‘barqueata’, velejadores protestam na Baía de Guanabara a um ano do Rio-2016

Rio-2016: remadores dos EUA ficam doentes em evento-teste; equipe evita culpar água

De acordo com Danny, Cho não estava se sentindo bem desde a última segunda-feira. A suspeita é que o sul-coreano pegou uma infecção por vírus. Ele já recebeu alta e inclusive voltou a competir no evento-teste, terminando no 23ºlugar da classe RS:X.”Mais de 10 anos de esforço podem ser destruídos em um dia! Isso não é uma situação de emergência, mas é muito decepcionante. Ele ficou doente na última noite com febre alta, vômito e calafrios, e agora está totalmente desidratado. Parece que foi infectado por um vírus em um lugar que deveria ser seguro e limpo por ser uma sede olímpica”, escreveu o treinador em sua conta no Facebook.

“Eu espero que isso não aconteça de novo, não só para nós, mas para todos os atletas que competem neste lugar. Eu espero que o COI (Comitê Olímpico Internacional) e a ISAF (Federação Internacional de Vela) considerem que esse problema de segurança deva ser melhorado no próximo ano”, completou Danny. Na semana passada, remadores dos Estados Unidos também ficaram doentes depois de competir na Lagoa Rodrigo de Freitas em outro evento-teste. Eles, no entanto, evitaram apontar a poluição como culpada.

No fim de julho, a agência Associated Press divulgou um estudo que revelou alta presença de vírus conhecidos por causar doenças estomacais, respiratórias e outras, incluindo diarreia aguda e vômitos, nas águas da Baía de Guanabara, Lagoa Rodrigo de Freitas e na praia de Copacabana.

O velejador sul-coreano Wonwoo Cho

O velejador sul-coreano Wonwoo Cho (/)

(com Gazeta Press)

Member of The Internet Defense League