Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

UFC 188: Werdum enfrenta Velasquez e torcida mexicana para unificar cinturão

Campeão interino, brasileiro enfrentará o dono do cinturão linear em duelo apimentado por discussões, na Cidade do México, neste sábado

Fabrício Werdum, detentor do cinturão interino na categoria pesado, vai ter a chance de ser o campeão sem restrições do UFC se vencer neste sábado o americano Cain Velasquez, o campeão linear dos pesados, que passou dois anos se recuperando de lesão, e por isso abriu espaço para o título interino. A luta principal do UFC 188 acontece na Cidade do México, o que aumentou ainda mais a tensão em torno do duelo, pois Velasquez, de 32 anos, nasceu em Salinas, na Califórnia, mas é filho de pai mexicano e costuma enaltecer suas raízes latinas – frequentemente leva bandeiras do México para celebrar suas vitórias e tem até uma tatuagem referente à sua origem. Werdum disse antes do duelo que o adversário era apenas americano e que, inclusive, se sentia mais mexicano do que o oponente, o que causou grande controvérsia no país.

Leia também:

UFC: com nocaute de cinema, Werdum é o novo campeão

UFC: Belfort pede desculpas aos brasileiros por derrota

UFC 187: Weidman vence Belfort por nocaute no primeiro assalto

O brasileiro de 37 anos justificou seu comentário ao dizer que, por ser o apresentador do canal do UFC na América Latina, mantinha mais contato com os mexicanos do que Velasquez. O campeão linear, no entanto, se irritou com a declaração de Werdum e não o cumprimentou ao encontrá-lo em um café da manhã, antes de um dos eventos do UFC, no início da semana. Existe a expectativa sobre como será a encarada entre os dois, que acontece na noite desta sexta-feira, na Cidade do México.

Velasquez se tornou o campeão em 2010, mas perdeu o título para o brasileiro Júnior Cigano no ano seguinte. Na revanche, porém, o americano arrasou o brasileiro e retomou o título em 2012. E ainda venceria Cigano e Antônio Pezão antes de sofrer uma grave lesão no joelho, que o impediu de lutar com Werdum em novembro de 2014.

Com isso, Werdum disputou o cinturão interino e superou o substituto de Velasquez, o americano Mark Hunt, também na Cidade do México, com uma joelhada espetacular. Na ocasião, ele teve o apoio do público na capital mexicana, o que certamente não ocorrerá neste sábado. Caso Werdum conquiste unifique os títulos, é provável que o UFC agende uma revanche para Las Vegas. Em caso de vitória do americano, o brasileiro Júnior Cigano aparece como candidato a mais uma revanche.

UFC 188 – 13 de junho, na Cidade do México

Card principal

Cain Velásquez x Fabricio Werdum (peso-pesado)

Gilbert Melendez x Eddie Alvarez (peso-leve)

Kelvin Gastelum x Nate Marquardt (peso-médio)

Charles Rosa x Yair Rodríguez (peso-pena)

Tecia Torres x Angela Hill (peso-palha)

Card preliminar

Henry Cejudo x Chico Camus (peso-mosca)

Drew Dober x Efrain Escudero (peso-leve)

Alejandro Pérez x Patrick Williams (peso-galo)

Johnny Case x Francisco Treviño (peso-leve)

Augusto Montaño x Cathal Pendred (peso-meio-médio)

Gabriel Benítez x Clay Collard (peso-pena)

Albert Tumenov x Andrew Todhunter (peso-meio-médio)

(da redação)

Member of The Internet Defense League