Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Uefa aprova tecnologia da linha de gol para Liga dos Campeões e Eurocopa

Entidade anuncia novidade na mesma reunião em que declarou apoio ao candididato europeu à presidência da Fifa, o suíço Gianni Infantino

A Uefa anunciou nesta sexta-feira, ao término da reunião do comitê executivo da entidade, que a tecnologia da linha de gol será utilizada na Eurocopa 2016, na França, entre 10 de junho a 10 de julho, e na fase eliminatória da Liga dos Campeões. O sistema, constituído por um conjunto de câmeras estrategicamente posicionadas, permite determinar se a bola ultrapassou a linha do gol em lances difíceis de serem conferidos a olho nu pelos árbitros e assistentes.

A tecnologia foi adotada em 2012 pela Fifa e usada pela primeira vez na Copa das Confederações de 2013. Na última Copa do Mundo, sediada no Brasil, a tecnologia também marcou presença: na partida entre França e Honduras, no Beira-Rio, foi confirmado o primeiro gol da história dos Mundiais com o auxílio de um recurso eletrônico.

Não se sabe ainda qual empresa será contratada para a instalação do sistema na próxima edição da Eurocopa e na Liga dos Campeões. A Goal Control foi contratada pela Fifa para a Copa das Confederações, em 2013, e para a Copa do Mundo de 2014. A outra concorrente é a Hawk-Eye, contratada para torneios de tênis.

Mundial de Clubes da Fifa usará tecnologia na linha do gol

Eleições – Na mesma reunião, os representantes da Uefa declararam apoio unânime ao candidato europeu à presidência da Fifa, o suíço Gianni Infantino, que já definiu algumas propostas se for efetivamente eleito, como a mudança das sedes nas próximas edições da Copa do Mundo. Infantino já afirmou que apoia a implementação da tecnologia para auxiliar a arbitragem.

(Com AFP)

Member of The Internet Defense League