Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Técnico do Real Madrid é demitido e Zidane assume posto

Rafa Benítez deixou o clube após seis meses de desconfiança geral. Ex-jogador francês estava no time B e ganhou a grande chance da nova carreira

As atuações irregulares, a desconfiança da torcida e a distância para os líderes do Campeonato Espanhol derrubaram o técnico Rafael Benítez do Real Madrid após apenas seis meses de trabalho. Na tarde desta segunda-feira, a equipe oficializou a demissão do treinador após uma reunião com a diretoria no Santiago Bernabéu. O substituto do espanhol será um antigo ídolo do clube: o ex-jogador francês Zinedine Zidane, que vinha treinado a equipe B do Real Madrid, e estreará como treinador de uma equipe de elite.

Leia também:

Real Madrid empata com Valencia e perde chance de encostar no topo

Liga espanhola analisará insultos contra Neymar; Espanyol nega racismo

Segundo filho de Zidane é convocado pela França

Em entrevista coletiva, o presidente Florentino Pérez disse que tomou uma das decisões mais difíceis de sua vida ao demitir Rafa Benítez, a quem chamou de “uma magnífica pessoa e um grande treinador”. Em seguida, falou sobre o novo treinador, a quem trouxe ao clube ainda como jogador, em 2001. “Zidane é, sem nenhuma dúvida, uma das grandes figuras da história do futebol e soube encarar todos os desafios do esporte. Esse é seu estádio e seu clube”, afirmou o presidente.

“Quero agradecer ao clube e ao presidente pela oportunidade. Temos o melhor time do mundo e a melhor torcida. O que posso dizer é que farei todo o possível, junto com os jogadores, para que saia tudo bem. É um dia importante para mim, estou emocionado, mais do que quando assinei como jogador. A partir de amanhã é outra coisa, vamos trabalhar”, afirmou Zidane, que subiu ao palco do Bernabéu ao lado da esposa e dos quatro filhos. Inclusive, ele pode até promover a estreia de seus dois filhos que atuam na equipe B do Real, o camisa 10 do time, Enzo, de 20 anos, e o goleiro Luca, de 17 anos. Ambos já foram chamados para a seleção francesa em suas respectivas categorias.

Time de Rafa Benítez jamais convenceu e foi eliminado de maneira vergonhosa da Copa do Rei

Time de Rafa Benítez jamais convenceu e foi eliminado de maneira vergonhosa da Copa do Rei (/)

​Demissão – Sob o comando de Rafa Benítez, o Real Madrid jamais convenceu plenamente seus torcedores. O time está em terceiro na liga espanhola, com 37 pontos (11 vitórias, quatro empates e três derrotas em 18 jogos). O Real ainda amargou um vexame na Copa do Rei: foi eliminado pelo modesto Cádiz por ter escalado de forma irregular um atleta que estava suspenso, o russo Denis Cheryshyhev.

Na última partida de Rafa Benítez pelo Real, o time teve a chance de colar nos líderes Atlético de Madri e Barcelona, mas cedeu empate ao Valencia, no fim. Curiosamente, nesta partida o treinador foi bastante homenageado, mas pela torcida rival: recebeu uma ovação dos fãs do Valencia, time pelo qual conquistou dois títulos nacionais (2002 e 2004), e a Copa da Uefa, antiga versão da Liga Europa, em 2004. O treinador de 55 anos, que também fez sucesso no Liverpool, acumula passagens ruins por Inter de Milão, Chelsea e Napoli nos últimos anos.

O Real Madrid de Benítez, no entanto, foi bem na Liga dos Campeões – classificou-se em primeiro no Grupo A, com cinco vitórias e um empate. Nas oitavas de final, agora com Zidane no banco, o time enfrentará a Roma, nos dias 17 de fevereiro e 8 de março.

(da redação)

Member of The Internet Defense League