Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Suspensa provisoriamente, Isinbayeva disputará circuito russo pensando na Rio-2016

Principal estrela do atletismo russo confia que a suspensão por causa do escândalo de doping será anulada antes da competição no Brasil.

Bicampeã olímpica do salto com vara, a russa Yelena Isinbayeva já executa seu planejamento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mesmo diante da suspensão provisória imposta pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) aos russos em todas as competições internacionais devido ao escândalo de doping na modalidade. Isinbayeva, que não teve seu nome citado em nenhum exame positivo para substâncias proibidas, anunciou que participará de uma série de competições durante o inverno em seu país para chegar em boa forma ao Brasil em caso de anulação da suspensão.

Leia também:

Putin, sobre doping: ‘Precisamos livrar a Rússia deste problema’

Equipe de halterofilismo da Bulgária é banida da Rio-2016 por doping

Doping na Rússia, uma política de Estado

Por conta do escândalo de doping que envolveu diretamente a Federação Russa de Atletismo (Araf), Isinbayeva, a principal rival da brasileira Fabiana Murer, está impossibilitada de competir no exterior até, pelo menos, março do ano que vem, quando haverá novo julgamento. Por isso, a atleta de 33 anos, campeã da modalidade em Atenas-2004 e Pequim-2008, priorizará os torneios nacionais.

“Isinbayeva decidiu marcar como prioridade o final de março. Além disso, saltará em casa, em Volvogrado”, revelou Yuri Borzakovski, treinador e chefe da equipe russa, à imprensa local.

A Rússia decidiu promover uma série de sete torneios de atletismo, sem contar a final que acontecerá em março para que seus atletas possam competir e alcançar os índices para os Jogos Olímpicos. O ministro dos Esportes da Rússia, Vitali Mutko, garantiu nesta segunda-feira que a Iaaf se reunirá no dia 27 de março, quando o escândalo de doping protagonizado pelo país será abordado mais uma vez. Nesta data, a entidade deve, também, dar um parecer final em relação à participação ou não da Rússia na Rio-2016.

(com Gazeta Press)

Member of The Internet Defense League