Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Surfe: Medina é campeão na França e se aproxima dos líderes

Brasileiro venceu o australiano Bede Durbidge na decisão de Hossegor e chegou à 5ª colocação do Circuito Mundial de Surfe, a duas etapas do fim

O campeão mundial de surfe Gabriel Medina conquistou seu primeiro título em uma etapa do Circuito Mundial de 2015. Nesta quinta-feira, o brasileiro superou com sobras o australiano Bede Durbidge na decisão e venceu a etapa de Hossegor da Liga Mundial de Surfe (WCT), na França. Medina foi amplamente superior e venceu por 17,50 (9,00 + 8,50) a 9,44 (4,67 + 4,77), chegando à quinta colocação do Mundial, a duas etapas do fim. Ao deixar o mar, ele dedicou o título a seu avô Jaime, morto em junho, que era um de seus maiores incentivadores.

Leia também:

Medina vence Mineirinho e chega à final na França

Surfe: Filipe Toledo lança filme durante etapa da Califórnia

Famosa nas redes, irmã de Gabriel Medina ajuda família a faturar

Primeiro, bastante sorridente, Medina disse que se sente muito bem em Hossegor, onde já havia vencido em 2011. “É muito bom voltar à França. Me sinto bem aqui, as ondas são parecidas com as do Brasil, só o frio que não. Gosto também dos croissants e das baguetes daqui”, brincou. Em seguida, ele se emocionou ao relembrar o avô. “Neste ano, perdi o meu avô e fico feliz de dedicar esse título a ele.”, disse, segurando as lágrimas. Após receber o troféu, mandou um recado aos brasileiros, em bom português. “Obrigado a todo mundo do Brasil, estou super feliz de estar representando a nossa bandeira. Um beijo especial para minha família, amigos, namorada. Estou lembrando este troféu para casa”.

Com os 10.000 pontos somados na França, Medina chegou a 40.650 na temporada e ficou mais perto dos líderes do circuito. O australiano Mick Fanning ainda lidera com 49.900, enquanto Mineirinho é o vice-líder com apenas 450 pontos de diferença. Medina é o quinto colocado e Filipe Toledo o sexto. Antes de chegar à decisão, Medina tinha eliminado dois rivais duríssimos: o havaiano John John Florence, defensor do título da da etapa, por 14.43 a 13.10, e o vice-líder da temporada, o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, por 15.67 a 12.50, com direito a uma nota 10 na etapa.

Restam apenas duas etapas para o fim da temporada 2015, em Moche, em Portugal, entre os dias 20 e 31 de outubro, e em Pipe Masters, no Havaí, entre 8 e 20 de dezembro. Medina precisará vencer as duas etapas e torcer por tropeços dos concorrentes para sonhar com o bicampeonato.

Classificação do Mundial de Surfe 2015

Gabriel Medina é carregado pelo pai Charles e por amigos após a vitória em Hossegor, na França

Gabriel Medina é carregado pelo pai Charles e por amigos após a vitória em Hossegor, na França (/)

(da redação)

Member of The Internet Defense League