Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Suárez marca três e Barcelona é campeão espanhol

Equipe catalã venceu o Granada por 3 a 0 neste sábado e conquistou sua 24ª liga. Uruguaio chegou a 40 gols no torneio e faturou a Chuteira de Ouro da Europa

O Barcelona garantiu o título do Campeonato Espanhol pelo segundo ano consecutivo neste sábado ao vencer o Granada, por 3 a 0, fora de casa, com três gols de Luis Suárez. O uruguaio terminou a temporada com 40 gols, no topo da artilharia, e foi o principal herói da 24ª conquista da liga da equipe catalã. O Barcelona terminou o torneio com 91 pontos, um a mais que o rival Real Madrid, que venceu o Deportivo La Coruña por 2 a 0, na casa do adversário, com dois gols de Cristiano Ronaldo.

O Barcelona segue consolidando sua hegemonia em território espanhol: venceu seis das últimas seis temporadas, enquanto Real Madrid e Atlético de Madrid venceram uma cada um. O time chegou a ter dez pontos de vantagem sobre o Real Madrid, mas passou por um período difícil com três derrotas na reta final – além da eliminação na Liga dos Campeões para o Atlético de Madri. O título, porém, veio sem sustos neste sábado.

Leia também:

Mascherano cobrou Neymar: ‘Deixe de ser egoísta’

Neymar vive momento conturbado na Europa – e volta a perder a cabeça

O Barcelona chegou a seu primeiro gol logo aos 21 minutos. Neymar deu lindo toque para Jordi Alba. Dentro da área, o lateral esquerdo cruzou para o uruguaio empurrar para as redes. Aos 38, o lateral Daniel Alves alcançou uma bola que parecia perdida e cruzou para o uruguaio antecipou a marcação e fazer o segundo.

No segundo tempo, Lionel Messi tocou para Neymar, que, cara a cara com o goleiro, preferiu passar para o amigo, que chegou aos 40 gols na liga.

Barcelona vence o Granada e é campeão espanhol pela 24ª vez – 14-05-2016

Barcelona vence o Granada e é campeão espanhol pela 24ª vez – 14-05-2016 (/)

Suárez – Mesmo com Messi e Neymar no time, o protagonismo nesta temporada foi de Suárez. Além da artilharia da liga, com cinco gols a mais que Cristiano Ronaldo, o uruguaio encerrou a temporada com a Chuteira de Ouro, prêmio dado ao maior goleador da temporada europeia.

Suárez chegou aos 59 gols na temporada, ultrapassando a marca de Messi em 2014/2015, quando o melhor do mundo marcou 58 tentos e venceu a Bola de Ouro. Cristiano Ronaldo soma 51 bolas na rede nesta temporada. O uruguaio ainda deu 16 assistências no Campeonato Espanhol, número idêntico ao de Messi.

Com sua segunda ótima temporada pelo Barcelona, Suárez se livra de vez das controvérsias que marcaram sua carreira – como a mordida que o tirou da Copa do Mundo, e se consolida como um dos melhores jogadores do mundo.

Após a partida, o técnico Luis Enrique rasgou elogios a seu camisa 9. “O que Luis Suárez faz para nós, não apenas seus gols, mas seu trabalho e seu caráter, é o motivo pelo qual o contratamos. Não existe outro atacante no mundo como ele. Ele é vital para nós”.

(com Estadão Conteúdo e Gazeta Press)

Member of The Internet Defense League