Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

STJD amplia punição e Sheik não joga contra o Corinthians

Atacante foi suspenso por três partidas por ofensas à arbitragem. Procurador ressaltou reincidência e chamou o jogador de "péssimo exemplo"

O Flamengo não poderá contar com o atacante Emerson Sheik para os dois próximos jogos do Campeonato Brasileiro, incluindo o confronto com o líder Corinthians, neste domingo, em Itaquera. Nesta quinta-feira, Emerson teve punição ampliada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de uma para três partidas – já cumpriu um -, em decisão do Pleno. O procurador-geral da Justiça Desportiva, Paulo Schmitt, afirmou que o jogador de 37 anos é reincidente e “um péssimo exemplo do ponto de vista disciplinar”.

Emerson havia sido suspenso por apenas um jogo em julgamento realizado no dia 8 de setembro, condenado por desrespeito ao árbitro Wilton Pereira Sampaio. Na ocasião, Sheik ofendeu o juiz no intervalo da partida contra o Vasco, pelas oitavas de final da Copa do Brasil: em entrevista na beira do gramado, disse que o árbitro era “uma m…”.

STJD adverte sete clubes por ‘acordo de cavalheiros’

O jogador do Flamengo foi denunciado por ofender a honra do árbitro e podia pegar suspensão mínima de quatro jogos e multa de até 100.000 reais. No entanto, a defesa do clube carioca conseguiu amenizar a punição ao reclassificar o caso como “desrespeito”. A Procuradoria do STJD, contudo, ficou insatisfeita com a pena de um jogo de suspensão e recorreu da decisão.

“Foi uma partida transmitida em rede nacional em que ele afirma que o árbitro é uma m… Um atleta reincidente e de péssima postura. Ele quase que pega a câmera pra ele para dar o recado ao mundo. Como se fosse o portador das boas morais. Esse atleta merece muito, mas muito mais do que uma partida… Do ponto de vista técnico é muito bom, mas um péssimo exemplo do ponto de vista disciplinar”, declarou Paulo Schmitt, procurador-geral da Justiça Desportiva.

Após acatar o recurso da Procuradoria, o Pleno julgou o caso nesta quinta e decidiu ampliar a punição aplicada a Emerson. O atacante do Flamengo terá pela frente dois jogos de gancho porque já cumpriu suspensão automática. Assim, além de ficar de fora do duelo contra seu ex-clube, Emerson perderá a partida contra o Grêmio, em 1º de novembro, em Porto Alegre.

No ano passado, Sheik teve problema semelhante quando defendia o Botafogo. Após ser expulso contra o Bahia, pela 22ª rodada, o jogador foi às câmeras para dizer que a CBF era “uma vergonha”. Na súmula, o árbitro também relatou ofensas do jogador. Sheik foi suspenso por quatro jogos pelas ofensas ao juiz, e por mais um jogo pela declaração contra a CBF.

Emerson Sheik, do Botafogo, fala sobre sua expulsão no jogo contra o Bahia e sobre as críticas públicas à CBF

Emerson Sheik, do Botafogo, fala sobre sua expulsão no jogo contra o Bahia e sobre as críticas públicas à CBF (/)

(com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League