Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seleção masculina de basquete dá azar em sorteio dos grupos da Rio-2016

Equipe não está no grupo dos Estados Unidos, mas enfrentará Espanha, Lituânia e Argentina; seleção feminina leva mais sorte.

Foi realizado nesta sexta-feira, em Mies, na Suíça, o sorteio que definiu os grupos dos torneios de basquete dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Apesar de não estar na chave do Dream Team, como é conhecida a equipe dos Estados Unidos, a seleção brasileira masculina deu azar e vai ter jogos complicados já na primeira fase da competição. Já a equipe feminina terá um caminho teoricamente mais fácil no início da Olimpíada em casa.

A seleção masculina caiu no Grupo B, ao lado da fortíssima equipe da Espanha, atual vice-campeã olímpica, da tradicional Lituânia e da eterna rival Argentina. Nigéria e o vencedor do Pré-Olímpico 3, onde Grécia, Irã, México, Croácia, Itália e Tunísia disputarão uma vaga, completam o grupo. Classificam-se às quartas de final as quatro melhores equipes.

Leia também:

Tiago Splitter será operado e perderá Olimpíada do Rio

Seleção masculina de basquete dos EUA se hospedará em transatlântico na Rio-2016

Ele não vem: Kobe Bryant descarta disputar a Rio-2016

No Grupo A, os Estados Unidos, grande favorito à medalha de ouro, não deve ter muitas dificuldades para avançar, já que enfrenta a Austrália, China e Venezuela, além do dos vencedores do Pré-Olímpico 1 e 2. No primeiro, disputarão por uma vaga Angola, Porto Rico, Sérvia, República Tcheca, Japão e Letônia e no segundo estão Canadá, Senegal, Turquia, França, Nova Zelândia e Filipinas.

A seleção brasileira feminina teve mais sorte e terá pela frente Japão e Austrália. Os outros três adversários do Brasil no Grupo A ainda serão conhecidos, já que as vagas remanescentes serão preenchidas pelas equipes que garantirem as melhores colocações no Pré-Olímpico Mundial. O primeiro, terceiro e quinto colocado do Pré-Olímpico integrarão o Grupo do Brasil.

Já pelo Grupo B, ficarão o segundo e o quarto colocado do torneio, ao lado das seleções de estados Unidos, Senegal e Sérvia. O torneio de basquete das Olimpíadas do Rio de Janeiro acontece entre 6 e 21 de agosto, com a final masculina acontecendo um dia depois da final feminina.

(da redação)

Member of The Internet Defense League