Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Schweinsteiger vira boneco nazista e entra na Justiça

Empresa chinesa lançou brinquedo de um soldado nazista com traços idênticos e até o mesmo primeiro nome do meia campeão do mundo

O meio-campista Bastian Schweinsteiger, estrela do Manchester United e da seleção alemã, foi vítima de uma bizarra – e descarada – ação de marketing na Europa. Uma empresa chinesa lançou um boneco de um soldado nazista que têm exatamente os mesmos traços e até o mesmo primeiro nome do atleta. A marca DiD Corportaration, baseada em Hong Kong, negou a intenção de retratar Schweinsteiger no boneco “Bastian”, mas deve ser processada por uso indevido de direitos de imagem.

O jornal alemão Bild foi o primeiro a noticiar a existência do boneco, que faz parte da coleção “Army Supply Duty Soldier”, que representa a II Guerra Mundial. Apesar da evidente má fé, um porta-voz da empresa disse se tratar de uma mera coincidência. “Nós não vendemos nenhuma figura que se assemelhe a jogadores de futebol. O fato de ‘Bastian’ e Schweinsteiger se parecerem é uma completa coincidência. A figura é baseada em um típico alemão e nós acreditamos que muitos alemães têm essa aparência. Além disso, Bastian é um nome muito comum na Alemanha”, disse o porta-voz.

Uefa pune Croácia por suástica em jogo contra Itália

Schweinsteiger, no entanto, não se convenceu e já consultou seus advogados para saber quais as medidas legais cabíveis e se sua imagem foi ou não violada. Ulrich Amelung, responsável por defender o campeão do mundo, deixou claro que medidas serão tomadas em breve.

“É uma clara violação dos direitos de imagem de Schweinsteiger. Vê-lo como um soldado, com armamento e a suástica também é um insulto e uma difamação”. A figura estava sendo vendida na Europa ao preço de 90 euros (cerca de 390 reais), mas já foi retirada de circulação.

Boneco usando uniforme nazista com o rosto idêntico ao do jogador da seleção alemã Bastian Schweinsteiger

Boneco usando uniforme nazista com o rosto idêntico ao do jogador da seleção alemã Bastian Schweinsteiger (/)

(com Gazeta Press)

Member of The Internet Defense League