Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rosberg vence o primeiro GP da temporada; Massa foi 5º

A temporada 2016 da Fórmula 1 começou com dobradinha da Mercedes. O alemão Nico Rosberg saiu na frente no duelo particular com o inglês Lewis Hamilton, neste domingo, no Grande Prêmio da Austrália. Na disputa, movimentada, o brasileiro Felipe Massa (Williams) terminou na quinta posição.

Apesar da hegemonia da escuderia alemã ser confirmada, o circuito de Albert Park foi palco de um espetáculo eletrizante e cheio de reviravoltas. Quem levou um grande susto foi Fernando Alonso (McLaren).O espanhol capotou de forma impressionante após se chocar com o mexicano Esteban Gutiérrez (Haas), em acidente que interrompeu a corrida na 17ª volta. Os carros ficaram totalmente destruídos, mas os pilotos estão bem.

“Foi realmente um momento assustador. Gastei uma das vidas que tinha”, disse Alonso, bicampeão mundial em 2005 e 2006. O incidente acabou por mudar a cara da corrida. O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, chegou a liderar o início da prova depois de fazer uma largada espetacular, passando no meio das duas Mercedes, que saíram na primeira fila, mas acabou perdendo a ponta depois da paralisação, e teve que se contentar com o terceiro lugar.

Rosberg conquistou sua 15ª vitória na F1, a quarta seguida, já que havia vencido as últimas três corridas do ano passado. Com estratégia perfeita, o alemão soube tirar proveito da batida entre Alonso e Gutiérrez para trocar de pneus nos boxes, depois da bandeirada vermelha. “Agradeço a equipe por ter me dado essa opção de retomar a corrida com pneus médios, o que acabou sendo decisivo”, comemorou Rosberg.

Hamilton, que saiu da pole position, fez uma largada catastrófica, chegando a ficar na sexta posição ao final da primeira volta. O atual bicampeão mundial quase foi ultrapassado por Vettel, a duas voltas do fim, mas a manobra do alemão não foi bem sucedida e ele foi parar na grama. “Achei legal ter que batalhar lá de trás para voltar ao pódio. Já tive primeiras corridas bem piores em outras temporadas e considero que estou no lucro com este segundo lugar”, comentou o inglês.

(com AFP)

Member of The Internet Defense League