Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio-2016: seleção olímpica é convocada para amistosos

Lista conta com vários destaques de clubes brasileiros e o meia Rafinha Alcântara, que ainda depende de liberação do Barcelona.

A CBF anunciou na manhã desta sexta-feira os 22 jogadores convocados para os amistosos da seleção brasileira olímpica (com limite de idade de 23 anos) contra Nigéria e África do Sul, nos próximos dias 24 e 27 em Cariacica e Maceió, respectivamente. A lista foi elaborada por Dunga, seu auxiliar Andrey Lopes e o treinador das categorias de base Rogério Micale, com dez jogadores que atuam no exterior e 12 que jogam no Brasil.

Rafinha Alcântara, do Barcelona, aparece como um dos destaques, mas sua presença ainda é incerta. O jogador se recupera de uma grave lesão no joelho ocorrida em setembro do ano passado e sequer voltou a atuar pelo Barcelona. Por isso, a ida do meio-campista, filho do ex-jogador Mazinho, dependerá da liberação do Barcelona.

Leia também:

Barcelona e Neymar concordam e craque só jogará a Rio-2016, diz jornal

Técnico do Barça não garante presença de Neymar na Copa América e na Rio-2016

Dunga dá nova chance a ‘chineses’ e barra Jefferson em convocação

Oito times brasileiros tiveram atletas chamados e sofrerão com desfalques, uma vez que o calendário não será interrompido para estes amistosos. O Santos será o maior prejudicado, com três convocados (Zeca, Thiago Maia e Gabriel). Corinthians (Matheus Vidotto e Luciano) e Palmeiras (Matheus Sales e Gabriel Jesus) tiveram dois. São Paulo (Rodrigo Caio), Atlético-MG (Douglas Santos), Internacional (Rodrigo Dourado), Cruzeiro (Alisson) e Grêmio (Luan) perderão um nome cada. O zagueiro Lucão, do São Paulo, vinha sendo chamado constantemente, mas foi preterido após seguidas falhas na equipe paulista.

A cinco meses da Olimpíada do Rio, a equipe entra em reta final de preparação na busca pela inédita medalha de ouro. Nos Jogos, o time será completado com três jogadores maiores de 23 anos. Neymar certamente será chamado por Dunga, mas ainda existe a possibilidade de o Barelona não liberar o craque.

A lista de convocados da seleção olímpica:

Goleiros: Ederson (Benfica-POR) e Matheus Vidotto (Corinthians)

Laterais: Fabinho (Monaco-FRA), Zeca (Santos), Wendell (Bayern Leverkusen-ALE) e Douglas Santos (Atlético Mineiro)

Zagueiros: Doria (Granada-ESP), Rodrigo Ely (Milan-ITA), Wallace (Monaco-FRA) e Rodrigo Caio (São Paulo)

Meio-campistas: Rodrigo Dourado (Internacional), Thiago Maia (Santos), Matheus Salles (Palmeiras), Rafinha Alcântara (Barcelona-ESP), Andreas Pereira (Manchester United-ING) e Felipe Anderson (Lazio-ITA)

Atacantes: Gabriel Jesus (Palmeiras), Alisson (Cruzeiro), Malcom (Bordeaux-FRA), Gabriel (Santos), Luciano (Corinthians) e Luan (Grêmio)

(da redação)

Member of The Internet Defense League