Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio-2016: Brasil escapa da Alemanha no sorteio do futebol

Em busca de ouro inédito, seleção masculina enfrentará África do Sul, Iraque e Dinamarca na primeira fase. Time feminino pega China, Suécia e África do Sul.

Foram definidas nesta quinta-feira as chaves do futebol na Olimpíada do Rio de Janeiro, em sorteio realizado no Maracanã. No Grupo A, a seleção masculina levou sorte e enfrentará África do Sul, Iraque e Dinamarca. A estreia será contra os africanos, em 4 de agosto, às 16h (de Brasília) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já a seleção feminina integra o Grupo E da competição, ao lado de China, Suécia e África do Sul.

A equipe masculina escapou das seleções teoricamente mais fortes que estavam nos outros potes do sorteio, como a Alemanha, responsável pelo traumático 7 a 1 na última Copa do Mundo, e Portugal (que não deve ter Cristiano Ronaldo na competição). Depois da estreia contra a África do Sul, a equipe, que deve ser liderada por Neymar, enfrentará o Iraque, também em Brasília, no dia 7, às 22h. Na última rodada, o Brasil enfrentará a Dinamarca, às 22h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Leia também:

Apesar de indefinição, Neymar já se vê na Rio-2016: ‘Seria uma honra’

Prioridade é ter Neymar na Rio-2016, diz Dunga

Barcelona e Neymar concordam e craque só jogará a Rio-2016, diz jornal

Caso o Brasil avance, seu adversário nas quartas de final sairá do Grupo B, o mais equilibrado, que tem Suécia, Colômbia, Nigéria e Japão. O México, que venceu o Brasil na final de Londres-2012, caiu no grupo C, com Alemanha, Coreia do Sul e Fiji. A Argentina, campeã em 2004 e 2008, e que não terá Lionel Messi, caiu no grupo com Portugal, Honduras e Argélia.

Marco Polo Del Nero, de volta à presidência da CBF, novamente faltou a um compromisso oficial. Ele foi representado por seu fiel escudeiro, Coronel Nunes, além do técnico Dunga, que dirigirá a seleção olímpica. O novo presidente da Fifa, Gianni Infantino, também não compareceu, apesar de a entidade ser a organizadora do sorteio. A grande estrela foi o meia Ronaldinho Gaúcho, medalhista de bronze em Pequim-2008.

O futebol, único esporte disputado fora do Rio de Janeiro, terá partidas em Belo Horizonte (Mineirão), Manaus (Arena Amazônia), Brasília (Mané Garrincha), Rio de Janeiro (Maracanã e Engenhão) e São Paulo (Itaquerão). O torneio começa em 3 de agosto e termina no dia 20, com a decisão masculina no Maracanã.

Chaves do futebol masculino na Rio-2016:

Grupo A: Brasil, África do Sul, Iraque e Dinamarca

Grupo B: Suécia, Colômbia, Nigéria e Japão

Grupo C: Fiji, Coreia do Sul, México e Alemanha

Grupo D: Honduras, Argélia, Portugal e Argentina

A brasileira Marta durante partida da seleção feminina de futebol contra a Coreia do Sul na Copa do Mundo em Montreal no Canadá – 09/06/2015

A brasileira Marta durante partida da seleção feminina de futebol contra a Coreia do Sul na Copa do Mundo em Montreal no Canadá – 09/06/2015 (/)

Mulheres – A seleção feminina, que assim como a masculina busca sua primeira medalha de ouro, estreará contra a China, no primeiro jogo de toda a competição, em 3 de agosto, no Engenhão, às 16h.

A segunda partida será contra a Suécia, no dia 6, às 22h, novamente no Engenhão, e a última partida da fase de grupos será contra a África do Sul, dia 9, às 21h, na Arena Amazônia, em Manaus.

Mais uma vez, a estrela da equipe dirigida pelo técnico Vadão será a meio-campista Marta. A maior artilheira da história da seleção brasileira (incluindo as equipes masculina e feminina) conquistou duas medalhas de prata, em Atenas-2004 e Pequim-2008.

Chaves do futebol feminino na Rio-2016:

Grupo E: Brasil, China, Suécia e África do Sul

Grupo F: Canadá, Austrália, Zimbábue e Alemanha

Grupo G: Estados Unidos, Nova Zelândia, França e Colômbia

(da redação)

Member of The Internet Defense League