Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Responsável por auditoria da Fifa aponta falsificação em pagamento a Platini

Domenico Scala vê grave conflito de interesses na negociação entre Blatter e Platini, que não apareceu nas contas da Fifa

Domenico Scala, o presidente da comissão de auditoria e da comissão eleitoral da Fifa, condenou duramente o pagamento de 2 milhões de francos suíços (cerca de 8 milhões de reais) feito pelo presidente Joseph Blatter a Michel Platini, no episódio que rendeu à dupla uma suspensão provisória de 90 dias até que o caso seja solucionado. Scala confirmou que o pagamento, em 2011, não apareceu nas contas da Fifa, o que caracteriza uma “falsificação das contas” e “conflito de interesses”, já que o dinheiro pago por Blatter saiu dos cofres da entidade.

“É um erro grave. As duas partes eram membros do comitê executivo da Fifa e aprovavam, com conhecimento de causa, cada ano dos balanços financeiros, que, portanto, continham uma falsificação de dois milhões de francos suíços. Isso pode ser considerado como uma falsificação das contas da Fifa”, declarou Scala em entrevista publicada nesta terça no site do jornal britânico Financial Times.

Leia também:

Platini admite pagamento sem contrato e diz ser ‘à prova de balas’

Fifa e Uefa não sabiam de pagamento a Platini, acusa ex-dirigente

Banido, sul-coreano acusa Blatter de golpe e compara Fifa ao Titanic

Suspensões abalam eleição na Fifa e abrem espaço para Zico

“As duas partes dessa transação eram membros do comitê executivo da Fifa quando aconteceu o pagamento. Portanto, os dois estavam em um conflito de interesses e deveriam ter recusado o negócio”, disse o dirigente suíço. Platini, que era o presidente da Uefa antes de sua suspensão, diz ter recebido a quantia pelos trabalhos que realizou como conselheiro de Blatter entre 1999 e 2002.

Questionado sobre a demora de nove anos para que o pagamento fosse realizado, Scala também foi crítico. “Não sou parte da investigação, só acompanho o que sai na mídia. Uma explicação que eu vi é que a Fifa não podia pagar. A outra é que não se pagou no momento porque teria sido mais do que ganhava o secretário-geral. Nenhuma das explicações é pertinente”.

Blatter é investigado pela Justiça suíça por esse pagamento. Platini foi ouvido no caso como testemunha apenas, e continua sendo candidato à presidência da Fifa na eleição prevista para 26 de fevereiro.

(da redação)

Member of The Internet Defense League