Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Renato Augusto é eleito o craque do Brasileirão de 2015

Corinthians foi o time mais premiado da noite: Cássio, Gil, Elias, Jadson, Renato Augusto e Tite estiveram na seleção ideal do torneio

O Prêmio Craque do Brasileirão de 2015, entregue anualmente pela CBF, coroou o campeão Corinthians. Além de ser o time com mais jogadores na escalação ideal da competição (cinco, contra quatro do Atlético-MG), o clube teve também o melhor técnico, Tite, e o craque da competição, Renato Augusto. “Sem dúvida, é o melhor ano técnico, tático, físico da minha carreira. Foi o maior ano da minha vida”, celebrou o jogador de 27 anos na cerimônia desta segunda-feira.

A votação promovida pela CBF foi realizada por jornalistas que representavam todos os Estados do Brasil. Além deles, votaram os capitães e técnicos dos 20 clubes que disputaram a Série A e os jogadores e integrantes da comissão técnica da seleção brasileira que enfrentaram Argentina e Peru pelas Eliminatórias da Copa de 2018 – incluindo o próprio Renato Augusto, que admitiu ter votado em si próprio. “Se eu não votar em mim, quem vai votar?”, brincou o meia corintiano durante transmissão do SporTV.

Leia também:

Eurico assume culpa por queda do Vasco – mas detona Dinamite e arbitragem

Pato se despede do São Paulo e agradece: “Melhor ano como profissional”

Jorginho chora por queda do Vasco; Flamego tripudia

Renato Augusto venceu a concorrência de seu próprio colega Jadson e do meia Lucas Lima, do Santos, segundo e terceiro colocados respectivamente. “Queria dividir o prêmio com o Jadson. Não teria vencido sem ele. Quero dividir, porque em um momento como esse, em que quase ninguém acreditava mais na gente, o Tite apostou e conseguiu achar um esquema tático em que a gente pudesse jogar junto.”

O prêmio Craque da Galera, escolhido em votação direta pela internet, ficou com o meia Nenê, do Vasco – um reconhecimento da torcida ao jogador que, por pouco, não conseguiu livrar o time do rebaixamento com grandes atuações. “Esse prêmio não é meu, ele honra o grande segundo turno do Vasco. O prêmio é dos meus companheiros, do Jorginho, de todos que deram o máximo para salvar o time. Minha missão era essa, mas infelizmente não consegui cumprir”, comentou Nenê.

A seleção da competição já havia sido anunciada pela CBF no fim de novembro. Ela foi composta por: Cássio (Corinthians); Marcos Rocha (Atlético-MG), Gil (Corinthians), Jemerson (Atlético-MG) e Douglas Santos (Atlético-MG); Rafael Carioca (Atlético-MG), Elias (Corinthians), Jadson (Corinthians) e Renato Augusto (Corinthians); Luan (Grêmio) e Ricardo Oliveira (Santos). Técnico: Tite.

Entre os outros premiados, destaque para o jovem Gabriel Jesus, do Palmeiras, eleito a revelação do campeonato, aos 18 anos. O melhor estrangeiro foi o atleticano Lucas Pratto, enquanto o gol mais bonito foi do atacante Lucca, na histórica goleada por 6 a 1 do Corinthians sobre o São Paulo. Por fim, o trio de arbitragem ideal foi composto pelo árbitro Anderson Daronco e os assistentes Alessandro Rocha Matos e Guilherme Dias Camilo.

(com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League