Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Regulamento da Copinha tem mata-mata que não elimina

Tabela da principal competição sub-20 do país vai permitir que uma equipe ganhe uma 'segunda chance' mesmo após derrota em partida eliminatória

O, no mínimo curioso, regulamento da 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior fará com que uma equipe se classifique às quartas de final mesmo tendo perdido uma partida na fase de mata-mata. O Corinthians, maior campeão com nove conquistas e atual detentor do título, pode avançar na noite desta sexta-feira mesmo se perder para o Internacional, em Limeira, em partida que começa às 21h (de Brasília).

Apesar de bizarro, o regulamento é bem simples: o torneio para atletas até 20 anos começou com 112 times (número recorde) na primeira fase. Os dois melhores de cada um dos 28 grupos avançaram à etapa de mata-mata e o número de times foi reduzido a 56 e 28 até chegar ao curioso número de 14 equipes. Agora, para formar as oitavas de final, avançarão os sete vencedores do mata-mata e mais a equipe derrotada que tiver melhor campanha no torneio.

Com 100% de aproveitamento em cinco jogos, Corinthians, Flamengo e Sport são os favoritos a receber a “segunda chance”. O time paulista tem a melhor saldo de gols (14) e, por isso, caso seja eliminado nesta sexta apenas na decisão por pênaltis, já garantiria classificação (com o empate no tempo normal, alcançaria 16 pontos na campanha geral).

Apenas se perder para o Inter no tempo normal, o atual campeão poderia ser eliminado nesta fase. Neste caso, Flamengo ou Sport poderiam chegar a 16 pontos em caso de derrota nos pênaltis e, assim, alcançar a oitava vaga. Ambos tem 11 gols de saldo, mas o Flamengo leva vantagem por ter feito mais gols (segundo critério de desempate). Caso as três equipes vençam seus confrontos, os favoritos à “oitava vaga” passam a ser, por ordem de campanha: São Paulo, Cruzeiro, Inter, Bahia, Ituano, Palmeiras, Avaí, Mirassol, América-MG, Ceará e Rondonópolis.

Os confrontos da Copa São Paulo de Futebol Júnior:

Sexta, 21h – Internacional x Corinthians

Sábado, 10h30 – Avaí x Ituano

Sábado, 17h – Sport x Mirassol

Sábado, 19h30 – Cruzeiro x Ceará

Domingo, 10h – Palmeiras x América-MG

Domingo, 15h – Bahia x Flamengo

Domingo, 19h30 – São Paulo x Rondonópolis

(da redação)

Member of The Internet Defense League