Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Principal velocista brasileira é pega no doping e pode perder Rio-2016

Ana Cláudia Lemos foi notificada pela ABCD sobre uma irregularidade em seu exame. Substância proibida não foi divulgada.

O atletismo brasileiro pode perder um de seus principais nomes para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A velocista Ana Cláudia Lemos foi notificada por um problema em um exame antidoping feito pela ABCD (Autoridade Brasília de Controle de Dopagem) na noite de quarta-feira. A entidade não informou qual substância proibida foi encontrada na análise.

“Não vamos nos pronunciar neste momento. O que podemos dizer é que a atleta já está notificada”, afirmou a ABCD, sem dar grandes detalhes. O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, divulgou um comunicado oficial dizendo que ainda cabe a confirmação efetiva do caso para tomar as devidas providências. “Em caso de um resultado confirmado como positivo pela ABCD, a CBAt inicia os procedimentos disciplinares, com o encaminhamento do caso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para julgamento”. Ana Cláudia ainda não se pronunciou sobre o caso. Uma punição por doping tiraria a atleta cearense de 27 anos da Rio-2016.

Leia também:

Doping por Meldonium, uma nova ameaça para a Rio-2016

Sharapova é suspensa pela ITF até julgamento de caso de doping

Sharapova perde patrocinadores após resultado positivo em exame antidoping

No início da semana, Ana Cláudia rejeitou a chance de atuar no Campeonato Mundial Indoor, entre os dias 17 a 20 deste mês, em Portland, nos Estados Unidos, alegando priorizar os treinamentos para a Olimpíada.

Ana Cláudia Lemos é campeã pan-americana (venceu em Guadalajara-2011 nas provas de 200 m e no revezamento 4×100 e era favorita em Toronto-2011, antes de se machucar) e recordista brasileira 200m. Com bons tempos nas provas de 100 e 200 metros, ela é uma das poucas esperanças do atletismo nacional nos Jogos Olímpicos, marcados para agosto. A CBAt deve se pronunciar sobre seu caso de doping nesta quinta-feira.

(com Gazeta Press)

Member of The Internet Defense League