Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

“Pixuleco” de Blatter será queimado em celebração na Inglaterra

Boneco que representa a figura do presidente da Fifa será a principal atração da edição deste ano da "Bonfire Night", em Edenbridge, na Inglaterra

Um boneco gigante do presidente da Fifa, Joseph Blatter, será queimado neste sábado na celebração da “Bonfire Night”, em Edenbridge, no sudoeste da Inglaterra. A brincadeira, uma espécie de Malhação de Judas, lembra a operação que frustrou a chamada Conspiração da Pólvora, o atentado planejado pelo católico fervoroso Guy Fawkes contra o Parlamento e a Corte britânica, em 1605. Em anos recentes, o costume em Edenbridge tem sido queimar bonecos de celebridades que se destacaram negativamente.

Charles Laver, um dos organizadores do evento, explicou que “Blatter era a escolha mais óbvia”. O cartola renunciou à presidência da Fifa poucos dias após ser reeleito, no fim de maio. Seu boneco tem 11 metros de altura e o retrata de terno e gravata, com uma bolsa cheio de dinheiro, na qual foi estampada o nome da Fifa, uma bola e uma taça da Copa do Mundo. Um trator ajudou a colocá-lo de pé nesta quarta-feira, quando foram dados os últimos retoques.

História – O evento festeja a prisão de Fawkes, ocorrida quando ele se preparava para detonar uma enorme quantidade de explosivos, aproveitando a presença do então rei da Inglaterra James I. Originalmente, a festa consistia em queimar uma imagem do conspirador, mas nos últimos 20 anos tornou-se tradição erguer também um boneco de alguma celebridade do momento. Os primeiros-ministros Tony Blair e Gordon Brown e o ex-presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso já “arderam” na fogueira de Edenbridge.

Blatter foi suspenso em outubro por 90 dias das atividades na Fifa por suspeitas de má gestão e apropriação indébita na entidade máxima do futebol. Ele ainda é acusado por um pagamento suspeito ao presidente da Uefa, Michel Platini, de 2 milhões de francos suíços (cerca de 8,6 milhões de reais), em fevereiro de 2011, alegadamente por um trabalho feito pelo francês entre janeiro de 1999 e junho de 2002.

Leia também:

Escolha de sede da Copa de 2006 teria sido comprada pela Alemanha, afirma revista

Banido, sul-coreano acusa Blatter de golpe e compara Fifa ao Titanic

Suspensões abalam eleição na Fifa e abrem espaço para Zico

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League