Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Piqué pode ser suspenso por 12 jogos por xingar mãe de bandeirinha

Zagueiro do Barcelona foi expulso no empate que deu o título da Supercopa da Espanha ao Athletic Bilbao na segunda-feira

O zagueiro espanhol Gerard Piqué se envolveu em confusão no empate em 1 a 1 entre Barcelona e Athletic Bilbao, que decretou o título da Supercopa da Espanha à equipe basca nesta segunda-feira, no Camp Nou. Piqué recebeu o cartão vermelho direto ao ofender a mãe do bandeirinha quando o Barcelona vencia o jogo, de acordo com a súmula escrita pelo árbitro Carlos Velascos Carballo.

Piqué é vaiado em jogo da Espanha e reacende discussão sobre nacionalismo

“Cinquenta e cinco minutos, o número 3 do Barcelona, Gerard Piqué Bernabéu foi expulso pela seguinte razão: ter gritado ‘Eu c… na p… da sua mãe’ para o assistente”, diz o documento, citando uma expressão em espanhol bastante ofensiva. Piqué infringiu o artigo 94 do código de ética da Liga Espanhola, que trata de “insultos, abuso verbal ou atitude hostil”, e pode levar suspensão de quatro a 12 partidas.

Parte da imprensa catalã especulou sobre uma possível perseguição do árbitro Velasco Carballo com o atleta, que se envolveu em recentes confusões. Além das questões políticas (Piqué é ligado aos movimentos independentistas da Catalunha), Piqué provocou o rival Real Madrid nas conquistas dos dois últimos títulos do Barcelona – o árbitro Velasco é nascido na capital espanhola e já expulsou Piqué em outra oportunidade, o que teria gerado os rumores na Catalunha.

Piqué provavelmente será julgado ainda nesta semana. O Campeonato Espanhol começa no fim de semana, com o Barcelona defendendo o título justamente contra o Athletic. A equipe de Bilbao goleou o Barcelona por 4 a 0 no jogo de ida da Supercopa da Espanha e conquistou o título após empate em 1 a 1 no Camp Nou pela primeira vez em 31 anos.

(com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League