Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pesagem de torneio de boxe em Dublin é interrompida por tiroteio; assista ao vídeo

Ataque deixou uma pessoa morta; evento fazia parte da disputa do cinturão europeu dos pesos leves pela Organização Mundial de Boxe

A polícia irlandesa procura neste sábado os quatro indivíduos vestidos de policiais e uma mulher que invadiram atirando nesta sexta-feira a pesagem de um torneio de boxe em Dublin, na Irlanda. O ataque deixou um morto e dois feridos.

O evento fazia parte da disputa do cinturão europeu dos pesos leves pela Organização Mundial de Boxe. O irlandês Jamie Kavanagh havia acabado de se pesar quando o tiroteio teve início. Ele enfrentaria o português João Bento.

O superintendente chefe da guarda irlandesa, Barry O’Brien, assinalou que foram utilizadas “armas grandes”, parecidas com fuzis AK-47. “Dois indivíduos levavam o que se descreveu como uniformes policiais do tipo SWAT (unidade de armas e táticas especiais) com capacetes de metal, parecidos com os que se veem nas séries televisivas de criminosos”, disse.

A polícia confirmou também que outro dos agressores estava vestido de mulher, com uma peruca castanha.

Eles invadiram o Hotel Regency, no norte de Dublin, onde 300 pessoas, entre as quais havia crianças, assistiam à sessão de peso dos boxeadores que participariam de uma grande luta que estava marcada para esta noite.

Um vídeo publicado na internet (assista logo abaixo) mostra o momento em que Kavanagh, vestido de Superman, deixa o pódio após ser examinado, logo após se ouvem tiros e o pugilista e o resto das pessoas fogem apavoradas.

Segundo o testemunho do presidente da União de Boxe da Irlanda, Mel Christle, o tiroteio não era contra os pugilistas, mas contra outras pessoas que estavam ali. As três vítimas, de entre 20 e 30 anos, foram levadas a um hospital, onde uma delas morreu.

Os agressores fugiram em uma caminhonete que depois foi encontrada em chamas perto do hotel. O promotor do evento esportivo, anunciado como “Confronto de Clãs”, é a companhia MGM.

Alguns meios de comunicação avaliaram a possibilidade de o ataque seja obra de uma das quadrilhas de crime organizado irlandês que operam no litoral do Sol, que teriam disparado contra gângsteres de Dublin.

O combate estrela que estava previsto para esta noite seria entre o irlandês Jamie Kavanagh e o português João Bento, que decidiria o título europeu da Organização Mundial do Boxe na categoria de peso leve.

O canal de televisão “Box Nation”, que transmitiria a luta, informou que ela foi suspensa por causa do ataque.

(Com agência EFE)

Member of The Internet Defense League