Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Palavrão rende apenas dois jogos de gancho e Mascherano jogará clássico

Volante argentino do Barcelona corria risco de ser suspenso por quatro jogos, mas expressão foi considerada como "menosprezo" e não "ofensa"

O tão comentado xingamento, que é mais popular na Argentina do que na Espanha, rendeu apenas dois jogos de suspensão ao argentino Javier Mascherano, do Barcelona. Por ter ofendido a família de um auxiliar na partida contra o Eibar, no domingo, o volante corria o risco de pegar quatro jogos de gancho, mas levou uma pena mais branda e, com isso, está liberado para atuar no primeiro clássico da temporada, contra o Real Madrid, em 21 de novembro, no Santiago Bernabéu.

Premiê da França quer Barcelona na liga francesa em caso de independência da Catalunha

Na súmula da partida do fim de semana, o árbitro Carlos de Cerro Grande relatou que Mascherano gritou a expressão vulgar “la concha de tu madre” (que, em tradução literal, se refere ao órgão genital da mãe da pessoa ofendida) em direção ao bandeirinha. Atletas, dirigentes e até o técnico Luis Enrique saíram em defesa do volante dizendo que a expressão não é tão ofensiva no país natal do jogador e que teria sido dita em tom de desabafo. Em sua defesa, o Barça ainda alegou imprecisão na súmula, já que teria provas de que Mascherano utilizou, na verdade, outra frase – “la concha de tu hermana” (que tem significado idêntico, mas é endereçado à irmã e não à mãe da vítima).

Nesta quarta, o Comitê de Competições da Federação Espanhola parece ter aceitado a tese das diferenças culturais e registrou o incidente como “menosprezo” e não como “ofensa”, o que gerou suspensão de apenas duas partidas. Barcelona e Real Madrid dividem a liderança do Campeonato Espanhol, com 21 pontos em nove rodadas. Na semana passada, um bandeirinha que preferiu não se identificar acusou dirigentes espanhóis de pressionarem os árbitros para favorecer o Real Madrid no clássico.

(da redação)

Member of The Internet Defense League