Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Neymar é finalista da Bola de Ouro pela 1ª vez

Brasileiro concorrerá com o colega Messi e o com o atual campeão Cristiano Ronaldo na eleição do dia 11 de janeiro, em Zurique. Wendell Lira é finalista do Puskás

O futebol brasileiro voltou a ter um concorrente à Bola de Ouro depois de oito anos. Nesta segunda-feira, o atacante Neymar foi escolhido entre os três finalistas ao prêmio oferecido pela Fifa e pela revista France Football. O atleta brasileiro de 23 anos concorrerá na eleição do dia 11 de janeiro de 2016, em Zurique, ao lado do colega de Barcelona e quatro vezes vencedor do prêmio, Lionel Messi, e do atual bicampeão, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

Leia também:

Cristiano Ronaldo desiste: ‘Messi vai ganhar a Bola de Ouro’

Brasileiro que vai concorrer ao prêmio Puskás negocia salário de 8 mil reais por mês

Com seis brasileiros, Fifa anuncia candidatos à seleção do ano

Neymar e Messi foram fundamentais na conquista dos três títulos do Barcelona na temporada – a liga espanhola, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões. A dupla ainda dividiu, ao lado do próprio Cristiano Ronaldo, a artilharia da competição europeia, que costuma ser decisiva na votação, especialmente em anos ímpares, quando não há Copa do Mundo ou Eurocopa. O uruguaio Luis Suárez também se destacou bastante jogando pelo Barça, mas ficou de fora da eleição.

O favorito ao prêmio mais uma vez é Lionel Messi, campeão em 2009, 2010, 2011 e 2012, mas sua lesão no fim da temporada e o crescimento de Neymar desde então permitem ao brasileiro sonhar com a inédita conquista. Juntando os prêmios oferecidos pela Fifa de 1991 a 2009 e o troféu unificado entre a entidade e a revista francesa, o Brasil é o maior vencedor da Bola de Ouro, com oito conquistas: três de Ronaldo, duas de Ronaldinho, uma de Kaká, uma de Rivaldo e uma de Romário. Argentina (todas com Messi), e Portugal (com três de Cristiano Ronaldo e uma de Luis Figo), vêm em seguida, com quatro. A França tem três, todas de Zinedine Zidane.

Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi

 (/)

Mulheres, Puskás e treinadores

A Fifa divulgou também os três finalistas aos prêmios de melhor jogadora, treinadores e também ao prêmio Puskás, oferecido ao autor do gol mais bonito do ano. O até então desconhecido brasileiro Wendell Lira concorrerá ao Puskás com Lionel Messi e com o italiano Alessandro Florenzi, da Roma, pelo gol que marcou quando atuava pelo Goianésia. Lira, que estava sem clube quando entrou na pré-lista do Puskás, foi contratado recentemente pelo Vila Nova.

As candidatas à Bola de Ouro feminina são a americana Carly Lloyd, a japonesa Aya Miyama e alemã Celia Sasic. Os três finalistas ao prêmio de melhor treinador do ano foram Pep Guardiola, do Bayern de Munique, Luis Enrique, do Barcelona, e Jorge Sampaoli, da seleção chilena. Na categoria feminina, os concorrentes são Jil Ellis (seleção americana), Mark Sampson (seleção inglesa) e Norio Sasaki (seleção japonesa).

(da redação)

Member of The Internet Defense League