Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Napoli perde e Juventus é pentacampeã – sem jogar

Clube de Turim celebrou o tropeço do Napoli, que garantiu matematicamente o seu 32º 'scudetto'. Festa aconteceu no centro de treinamento e nas redes sociais

Certamente não foi da maneira mais emocionante, mas a Juventus pôde comemorar o seu quinto título consecutivo do Campeonato Italiano, sem nem entrar em campo. A derrota do vice-líder Napoli nesta segunda-feira garantiu matematicamente o título à equipe de Turim, que, para compensar a frustração por não poder fazer a festa com a torcida no Juventus Stadium, usou as redes sociais para celebrar o 32º scudetto de sua história, o quinto consecutivo.

O Napoli perdeu a chance de conquistar seu primeiro título da era pós-Diego Maradona. A Juventus, que no domingo bateu a Fiorentina por 2 a 1, chegou a 85 pontos, 12 a mais que o Napoli, faltando três rodadas para o fim do torneio.

O caminho para o título, no entanto, não foi tão tranquilo para a Juventus. No início da temporada, ainda se ressentindo das perdas de Carlitos Tevez, Arturo Vidal e Andrea Pirlo, o time começou muito mal – chegou a ficar a 11 pontos da liderança e próximo da zona de rebaixamento até a décima rodada, quando começou a reagir.

Aos poucos, os reforços foram se encaixando na equipe – o alemão Sami Khedira, o croata Mario Madzukic e, sobretudo, o argentino Paulo Dybala, foram três dos principais destaques – e a Juventus arrancou para o título com 24 vitórias e um empate em 25 partidas seguidas. O veterano goleiro Gianluigi Buffon, de 38 anos, levou apenas três gols em 15 partidas do segundo turno.

Com a impressionante hegemonia conquistada pelas equipes dirigidas por Massimiliano Allegri e anteriormente por Antonio Conte, a Juventus de 2012 a 2016 se tornou a quarta equipe na história a faturar cinco títulos consecutivos – antes, a própria Juventus (1931 a 1935), o Torino (1943 a 1949 – o campeonato de 1944-45 não foi realizado por causa da Segunda Guerra Mundial) e a Inter de Milão (2006 a 2010) foram as outras.

A equipe mais popular da Itália soma 32 troféus italianos. Milan e Inter aparecem na sequência com 18 taças cada. Nenhuma equipe jamais conquistou seis campeonatos consecutivos, o que motiva ainda mais a Juventus para a próxima temporada.

Festa – A comemoração pelo título já havia começado em Florença, na noite de domingo, após a vitória sobre a Fiorentina, mas só foi oficializada na manhã desta segunda com o tropeço do Napoli. Os atletas da Juventus se reuniram no centro de treinamento para assistir à partida e celebraram a conquista com champanhe e muita festa, em momentos divulgados nas redes sociais do clube.

Se nas ruas de Turim a festa pelo penta já começou nesta segunda-feira, a comemoração tomará o Juventus Stadium apenas no domingo, quando o time recebe o Carpi, às 7h30 (de Brasília), em duelo que marcará a cerimônia de entrega do troféu.

(com Gazeta Press)

Member of The Internet Defense League