Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Michel Bastos é vítima de racismo após mandar torcida se calar

No mesmo dia em que a atriz Taís Araújo foi vítima de racismo e prometeu processar seus agressores, o meia Michel Bastos, do São Paulo, também sofreu preconceito racial nas redes sociais. No sábado, o jogador com passagem pela seleção brasileira se exaltou ao comemorar um gol na vitória sobre o Sport pedindo silêncio à própria torcida são-paulina. No domingo, Michel Bastos pediu perdão pelo gesto, mas recebeu um comentário racista em sua conta no Instagram. “Macaco negro safado, respeita a torcida. Otário vagabundo, faz por merecer o dinheiro que recebe”, escreveu a seguidora preconceituosa.

Leia também:

Pivô da NBA é barrado em joalheria e alega racismo

Fifa questiona Rússia por punir jogador que reagiu a racismo

Hulk volta a ser vítima de racismo e responde com gol e beijos para torcida russa

Michel Bastos, então, reproduziu a mensagem racista em uma nova postagem com um desabafo: “Tenho que ficar quieto ainda???”. Rapidamente, diversos outros torcedores defenderam o atleta – e invadiram as redes sociais da torcedora para repudiar sua atitude. Nesta segunda-feira, o meio-campista anunciou que vai processar a autora dos comentários e disse que quer que o caso seja usado de exemplo contra o racismo.

“Já informei meus advogados sobre o ocorrido e vou tomar todas as medidas cabíveis para que essa pessoa responda legalmente pelo que fez. Se deixarmos esse tipo de situação passar, isso nunca irá cessar. O que pudermos fazer para ser usado de exemplo contra o racismo, seja ele qual for, sempre será importante. Espero que a minha atitude encoraje outras pessoas que sofrem com esse mal a sempre denunciar. Eu jamais irei me calar”, disse Michel Bastos, via assessoria de imprensa.

Michel Bastos já havia pedido perdão pelo gesto contra a torcida são-paulino feito no sábado. “Quero me desculpar com o torcedor do São Paulo que se sentiu desrespeitado pelo que fiz ontem no Morumbi. Errei ao fazer o gesto de silêncio, nada justifica isso, mas foi uma reação desmedida que acabei tendo por não concordar com quem vai ao estádio vaiar a própria equipe”, escreveu o atleta em um dos trechos de seu comunicado.

Michel Bastos compartilhou e mensagem racista em seu Instagram com um desabafo

Michel Bastos compartilhou e mensagem racista em seu Instagram com um desabafo (/)

(da redação)

Member of The Internet Defense League