Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Meia Fred é suspenso por um ano por doping na Copa América

Punição ao jogador do Shakhtar Donetsk vale apenas para competições sul-americanas, mas denúncia será repassada à Fifa. Cabe recurso

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) suspendeu por um ano o meia Fred, do Shakthar Donetsk e da seleção brasileira, por ter sido flagrado em exame antidoping do dia 27 de junho, durante a Copa América do Chile. A substância proibida encontrada foi o diurético hidroclorotiazida. O jogador negou o uso de substância proibida e poderá recorrer da decisão. Por enquanto, a punição vale apenas para competições sul-americanas e o atleta de 22 anos poderá seguir atuando normalmente na Europa.

Como a punição tem efeito retroativo e começou a contar no dia 27 de junho deste ano, o jogador do Shakhtar ficará afastado das competições organizadas pela Conmebol até o dia 26 de junho de 2016. Desta forma, ele não poderá ser convocado para a Copa América Centenário, que acontecerá nos Estados Unidos.

Leia também:

Felipe Anderson e Gabigol comandam goleada da seleção olímpica sobre os EUA

Marta supera recorde de Pelé em goleada por 11 a 0

Chefe de segurança da CBF é demitido após liberar ida de pastor à concentração​

A Conmebol irá repassar o caso à Fifa e, caso seja punido também pela entidade máxima do futebol mundial, Fred poderá ficar proibido de atuar em todas as competições. Sua púnição se encerrará dis antes da Olimpíada do Rio de Janeiro – Fred é um dos destaques da seleção brasileira olímpica que buscará a inédita medalha de ouro.

Diuréticos como o hidroclorotiazida são proibidos pela Agência Mundial Anti-Dopagem (Wada) por mascararem o uso de outras substâncias utilizadas para a melhora de rendimento dos atletas. Na época da divulgação do doping, Fred negou qualquer irregularidade. “Confio na minha inocência e vou provar isso perante os órgãos competentes. Tenho uma trajetória limpa no futebol e conto com o apoio de todos”, disse, por meio de sua assessoria.

A CBF, por sua vez, informou na ocasião que nenhuma substância dopante foi receitada ao jogador enquanto ele esteve na seleção brasileira. Na Copa América, disputada em junho e julho passados no Chile, Fred participou das duas primeiras partidas da seleção – vitória por 2 a 1 sobre o Peru e derrota por 1 a 0 para a Colômbia. A divulgação do doping ocorreu depois do fim da competição.

(com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League