Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Massa vai pilotar primeiro carro testado por Senna na F1

Modelo FW08C da Williams foi usado pelo tricampeão durante testes em 1983, um ano antes de sua estreia na Fórmula 1 pela escuderia Toleman

A equipe Williams promoverá nesta semana uma série de eventos em sua sede, em Birmingham, na Inglaterra, e dará ao brasileiro Felipe Massa a possibilidade de guiar o primeiro carro de Fórmula 1 testado por Ayrton Senna, em 1983.

Massa conduzirá o modelo FW08C, com o qual o tricampeão mundial de Fórmula 1, morto em 1994, quebrou o recorde da pista do circuito de Donington Park, na Inglaterra, em seu primeiro teste.

Leia também:

​Ferrari usada por Fangio em 1956 é vendida por R$ 105 milhões

No ano seguinte, o brasileiro estrearia na F1 com um carro da pequena Toleman e impressionou já naquela temporada ao pontuar em cinco corridas, tendo conquistado, inclusive, um incrível segundo lugar no GP de Mônaco, então vencido por Alain Prost, que se tornaria o seu grande rival na categoria.

Senna não será o único ex-piloto de destaque lembrado no evento promovido pela publicação britânica Autosport. Os britânicos Damon Hill e Nigel Mansell irão conduzir os carros da Williams com os quais conquistaram os respectivos Mundiais de 1996 e 1992.

O primeiro deles pilotará o modelo FW18, com motor Renault, que estatisticamente é o melhor carro da história da equipe inglesa, pois com ele o time venceu 12 das 16 provas da temporada de 1996.

Mansell, por sua vez, guiará o modelo FW14B, com o qual ganhou nove corridas no Mundial de 1992 e se sagrou campeão com cinco provas de antecedência. Para completar, o primeiro carro produzido pela Williams, o FW06, de 1978, estará em exposição no evento que será realizado nesta semana na Inglaterra.

Site da Autosport exibiu imagem do carro da Williams testado por Senna em 1983

Site da Autosport exibiu imagem do carro da Williams testado por Senna em 1983 (/)

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League