Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mascherano admite ter sonegado quase R$ 6 milhões

Volante do Barcelona pagou a quantia devida e mais uma multa e deve ser liberado de julgamento por crime fiscal

O argentino Javier Mascherano admitiu a um tribunal de Barcelona nesta quinta-feira que não pagou corretamente seus impostos na Espanha depois que trocou o Liverpool pelo clube catalão em 2010. O atleta do Barcelona confessou ter deixado de pagar 1,5 milhão de euros (cerca de 5,9 milhões de reais) em impostos relativos aos anos 2011 e 2012. Por isso, não foi necessário que a juíza Erika López, nem a promotora e o advogado do Estado, interrogassem o jogador, que há poucas semanas pagou a quantia devida e mais 200.000 euros em juros.

Leia também:

Palavrão rende apenas dois jogos de gancho e Mascherano jogará clássico

Justiça espanhola aceita nova denúncia de fraude em venda de Neymar

Premiê da França quer Barcelona na liga francesa em caso de independência da Catalunha

A Fazenda espanhola reivindicava de Mascherano 587.822 euros, correspondentes ao exercício de 2011, e outros 968.907 euros de 2012, anos nos quais já residia na Espanha. Segundo a Promotoria, o jogador usou duas estratégias para esta suposta fraude: não declarar as rendas obtidas da Nike, sua patrocinadora pessoal, por meio de uma sociedade baseada em Miami (EUA) e simular a cessão de seus direitos de imagem a uma entidade puramente instrumental radicada na Ilha da Madeira (Portugal).

O processo judicial deverá agora seguir seu curso: a juíza Erika López encerrará a instrução nos próximos dias e ditará um auto de abertura de julgamento oral. Mascherano poderia enfrentar penas de um a cinco anos para cada crime fiscal e a uma multa que pode ser de até seis vezes a quantia sonegada. No entanto, é mais provável que o caso não chegue a julgamento e que se dite uma sentença de conformidade entre as partes, já que o jogador admitiu os dois delitos e devolveu a quantidade sonegada. Companheiros de clube de Mascherano também vem enfrentando problemas com o fisco espanhol.

(com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League