Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Judô: Maria Suelen derruba campeã mundial e fatura ouro em Düsseldorf

Em busca de vaga na Rio-2016, brasileira conquista resultado expressivo na Alemanha.

O judô brasileiro conquistou neste domingo sua única medalha no Grand Prix de Düsseldorf, na Alemanha, com o feito de Maria Suelen Altheman, campeã na categoria peso-pesado (acima de 78kg). A judoca paulista superou a campeã mundial, a chinesa Song Yu, com um ippon na decisão. Maria Suelen ainda busca vaga na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Antes de derrubar Song Yu, que também é a líder do ranking olímpico, Maria Suelen já havia eliminado por ippon outra favorita, a também chinesa Sisi Ma. Antes, passou pela francesa Lucie Kanning , pela mongol Javzmaa Odkhuu e pela alemã Jasmin Kuelbs. Esta foi a primeira final de Maria Suelen desde o Mundial de 2014, quando perdeu para a cubana Idalys Ortiz.

Leia também:

Mayra Aguiar bate rival e é ouro no Grand Slam de Paris

Judô: Sarah Menezes fatura bronze no Grand Slam de Tóquio e encerra jejum

Judô brasileiro decepciona no Grand Slam de Abu Dabi

A medalha de ouro vem em boa hora para a brasileira de 28 anos, que ainda busca vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Com os 300 pontos obtidos neste domingo no ranking olímpico, Maria Suelen superará Rochele Nunes na lista. Antes desta competição, Rochele aparecia à frente de Suelen, com 514 pontos, contra 478 da compatriota.

As duas brigam por uma vaga na Olimpíada. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) utilizará o ranking olímpico como base para definir os classificados, mas já avisou que outros critérios serão levados em consideração, como os resultados recentes de cada judoca.

Também neste domingo, Tiago Camilo, venceu a primeira luta na categoria até 90kg, mas caiu na segunda, equivalente às oitavas de final. Rafael Buzacarini (até 100kg) e Rafael Silva (acima de 100kg) foram eliminados na mesma fase. Agora a seleção brasileira voltará suas atenções para o Pan-americano de Lima, que será disputado no Peru, entre os dias 5 e 6 de março.

(com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League