Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Judô: campeões mundiais Mayra Aguiar e Tiago Camilo são eliminados no Cazaquistão

Esta foi a primeira vez que a judoca ficou de fora do pódio da competição desde 2008. Outros atletas brasileiros decepcionaram no Mundial

Duas das grandes esperanças de medalha do judô brasileiro nem sequer chegaram perto do pódio do Mundial de Astana, no Cazaquistão. Nesta sexta-feira, Mayra Aguiar, atual campeã da categoria meio-pesado (78kg), caiu nas oitavas de final, enquanto Tiago Camilo (90kg), ouro no Mundial de 2007, no Rio de Janeiro, perdeu logo em sua estreia.

Mayra Aguiar havia começado o dia de disputas com uma tranquila vitória: em apenas 24 segundos, a brasileira superou a chilena Jaqueline Usnayo com um wazari e imobilização. Mas nas oitavas de final, a medalhista de bronze em Londres-2012 foi vítima do mesmo golpe e perdeu para a polonesa Daria Pogorzelek.

Esta é a primeira vez desde 2008 que Mayra fica de fora do pódio da competição, considerando suas conquistas em Mundiais de base (de 2008 a 2010) e adultos (2010, 2011, 2013 e 2014) – além dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Depois do título mundial do ano passado, Mayra, de 24 anos, ficou nove meses afastada das competições, e se recuperou a tempo de conquistar a medalha de ouro nos Campeonato Pan-Americano de Judô e a de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Tiago Camilo teve participação ainda mais curta. Diante do russo Kirill Denisov, o atleta de 33 anos, prata em Sydney-2000 e bronze em Pequim-2008, sofreu dois shidôs (punição por falta de combatividade) contra um do adversário e deixou o tatame sem a vaga.

Decepções – Também nesta sexta, Maria Portela, que luta entre os médios (70kg), foi derrotada nas oitavas de final pela espanhola Maria Bernabeu. Dias antes, Sarah Menezes e Rafaela Silva foram eliminadas na estreia das categorias até 48kg e até 57kg, respectivamente. As duas e Mayra Aguiar são as únicas brasileiras medalhistas de ouro em Mundiais ou Olimpíada e, no último grande teste antes do Rio-2016, decepcionaram.

(com Gazeta Press e Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League