Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Judô: Brasil fecha Pan-Americano de Lima em 2º, com 7 pódios

Rafael Silva, o Baby, e Maria Suelen Altheman conquistaram medalhas de ouro no fechamento da competição no Peru, neste domingo.

O judô brasileiro fechou neste domingo a sua participação no Aberto Pan-Americano de Lima, no Peru, na segunda colocação, com um total de sete pódios conquistados. Em seu melhor dia na competição, o Brasil conquistou quatro medalhas, sendo duas de ouro, com Rafael Silva, o Baby, e Maria Suelen Altheman, e duas de bronze, com Luciano Corrêa e Eduardo Bettoni.

No sábado, Gabriela Chibana e Alex Pombo ficaram com a prata e Ketleyn Quadros com o bronze na disputa realizada na capital peruana. Assim, o Brasil terminou com a segunda melhor campanha da competição, com dois ouros, duas pratas e três bronzes, ficando atrás apenas da Rússia, que conquistou três ouros, três pratas e dois bronzes no Peru.

Leia também:

Mayra Aguiar bate rival e é ouro no Grand Slam de Paris

Judô: Sarah Menezes fatura bronze no Grand Slam de Tóquio e encerra jejum

Judô brasileiro decepciona no Grand Slam de Abu Dabi

Um dos destaques deste domingo, Baby ficou com o ouro na categoria acima de 100 quilos ao superar na final o russo Renat Saidov, que assim como o brasileiro foi medalhista de bronze no Mundial de Chelyabinsk de 2014. Baby faturou o ouro em uma final disputada, definida nas punições – o brasileiro recebeu três, uma a menos que o russo – e finalizou uma campanha invicta, depois de eliminar o italiano Alessio Mascetti e o checo Michal Horak, ambos por ippon.

Suelen, por sua vez, teve um desempenho ainda mais brilhante na categoria acima de 78 quilos ao ganhar todas as suas lutas deste domingo por ippon. Ela venceu a costa-riquenha Kenia Ocana e depois eliminou a americana Nina Cutro Kelly para ir à final, na qual passou pela russa Ksenia Chibisova. Suelen subiu ao topo do pódio pela segunda vez consecutiva no Circuito Mundial, depois de ter sido campeã em Dusseldorf, na Alemanha.

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League