Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

José Aldo despenca no ranking do UFC; Werdum é o melhor brasileiro

Nocauteado em apenas 13s, ex-campeão peso-pena caiu da liderança para a sexta colocação. Já McGregor pulou do 12º para o terceiro lugar

O ano de 2015 provocou uma verdadeira revolução no UFC: Ronda Rousey, José Aldo e Chris Weidman foram destronados nesta temporada e despencaram no ranking peso por peso (entre todas as categorias do UFC). Na atualização divulgada nesta segunda-feira, Aldo caiu da liderança para a sexta colocação, graças à arrasadora derrota para o irlandês Conor McGregor no último sábado. O novo campeão dos pesos-penas, por sua vez, subiu da 12ª para a terceira colocação. O americano Demetrius Johnson, campeão peso-mosca, assumiu a liderança do ranking pela primeira vez.

Leia também:

Aldo quer revanche e McGregor topa – mas UFC dificulta

Reis do UFC são destronados em 2015

Ronda Rousey perdeu por ‘salto alto’? Ex-agente acha que sim

O melhor brasileiro da lista passou a ser Fabício Werdum, o campeão peso-pesado, quinto colocado. O americano Chris Weidman, que saiu desfigurado e perdeu o cinturão ao ser nocauteado pelo compatriota Luke Rockhold minutos antes da luta de José Aldo, também despencou: foi da terceira para a 11ª colocação. Rockhold, que nem fazia parte do ranking, estreou na lista já na 9ª colocação.

O segundo colocado passou a ser o americano Jon Jones, que até o início do ano era o líder isolado do ranking, mas perdeu o cinturão meio-pesado e várias posições no ranking ao ser suspenso por seis meses por problemas com doping e com a Justiça americana. Ele foi readmitido em outubro e tentará recuperar o título em 2016. Ronda Rousey, a ex-campeã peso-galo feminino caiu da 11ª para a 13ª colocação.

Ronaldo Jacaré caiu da segunda para a terceira posição na categoria peso-médio, por causa da derrota deste sábado para o cubano Yoel Romero. O brasileiro contestou bastante a decisão dividida da arbitragem após três round equilibrados. Os rankings do UFC são votados por jornalistas de diversos países, que analisam critérios como a posição na lista dos adversários derrotados, dificuldade encontrada, número de finalizações, entre outros.

Ranking peso-por-peso do UFC:

1 – Demetrious Johnson

2 – Jon Jones

3 – Conor McGregor

4 – TJ Dillashaw

5 – Fabricio Werdum

6 – José Aldo

6 – Robbie Lawler

8 – Daniel Cormier

9 – Luke Rockhold

10 – Rafael dos Anjos

11 – Chris Weidman

12 – Cain Velasquez

13 – Ronda Rousey

14 – Joanna Jedrzejczyk

15 – Holly Holm

(da redação)

Member of The Internet Defense League