Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Italiano com perna amputada vai nadar de Cuba aos EUA

Salvatore Cimmino, de 52 anos, pretende completar o trajeto de 166 quilômetros entre Havana e Key West em menos de três dias

O italiano Salvatore Cimmino, conhecido em seu país por ter a perna amputada e competir em longas provas de natação, pretende nadar de Cuba até os Estados Unidos em menos de três dias, segundo a agência italiana Ansa. O aleta de 52 anos nadará de Havana a Key West, na Flórida, um percurso de 166 quilômetros – o mais curto entre os países que recentemente reataram os laços diplomáticos. Cimmino espera completar a prova em 60 horas e será monitorado no percurso por especialistas de uma universidade de Roma.

Ele será recebido em Havana em 20 de abril, mas a travessia deve ser realizada em setembro, após um período de treinamento. Cimmino perdeu a perna quando tinha 15 anos por causa de um tumor.

Ele foi diagnosticado com uma forma grave de osteosarcoma e, para salvar sua vida, os médicos tiveram de amputar a perna na metade do fêmur. Cimmino começou a nadar aos 40 anos e já fez travessias de longas distâncias. Ele utiliza uma prótese na perna no dia a dia, mas a retira para praticar o esporte.

Leia também

Vestidos usados por Michelle Obama em Cuba valem 23 vezes o salário anual médio dos cubanos

Obama: “É preciso ter muita valentia para fazer ativismo em Cuba”

Obama pede liberdades civis e cobra fim do embargo a Cuba

(da redação)

Member of The Internet Defense League