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Grêmio inova com ‘não patrocínio’: receberá para manter camisa limpa

Clube gaúcho realizou pesquisa com seus torcedores e fechou acordo com a fornecedora de material esportivo para evitar poluição visual na camisa

Camisas de futebol com uma infinidade de patrocinadores, mais parecidas com macacões de Fórmula 1, se espalharam pelos gramados do Brasil nos últimos anos, inclusive entre as equipes grandes. A poluição visual incomoda os torcedores, mas muitas vezes alivia as dívidas dos clubes. O Grêmio, porém, encontrou uma forma inovadora de resolver esta situação: a criação do “não patrocínio”. A Umbro, fornecedora de material esportivo do clube gaúcho, anunciou nesta terça-feira que pagará para manter os ombros da camisa tricolor sem patrocinadores.

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O departamento de marketing do Grêmio tomou a iniciativa depois de realizar uma pesquisa qualitativa encomendada ao Instituto de Pesquisa INDEX, para analisar a relação entre o número de patrocinadores e o desejo do torcedor de adquirir as camisas. O estudo revelou boa aceitação aos chamados “patrocínios máster” (maiores e localizados na região do abdômen) bem como, os localizados nas mangas e costas. No entanto, o chamado “espaço da omoplata”, localizado nos ombros, acima do escudo do clube e do logo da fornecedora esportiva, apresentou enorme rejeição.

Por isso, o clube negociou com o Grupo Dass, empresa fabricante dos produtos Umbro no Brasil, um formato inovador de patrocínio e que consiste na não aplicação de publicidade na omoplata. Os valores do acordo não foram estabelecidos, pois dependerão do sucesso de vendas das camisas. O clube passará a receber da fornecedora de material esportivo um ressarcimento específico pela não aplicação de marcas nessa região da camisa.

“A compensação irá englobar um valor monetário decorrente de crédito em mercadorias para venda na loja GrêmioMania, com a receita da venda sendo integralmente do clube. Ou seja, quanto mais o torcedor adquirir produtos oficiais da Umbro, mais retorno financeiro o Grêmio terá”, afirmou o executivo de marketing do Grêmio, Beto Carvalho.

(da redação)

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