Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fred tem punição por doping estendida a nível mundial e está proibido de atuar

O jogador de 22 anos não poderá disputar nenhuma partida profissional até junho deste ano; ele foi pego no exame antidoping durante a Copa América do ano passado

O volante Fred, do Shakhtar Donetsk, foi suspenso pelo Comitê Disciplinar da Fifa por um ano devido ao teste positivo para doping durante a disputa da Copa América, no Chile, no ano passado, quando defendeu a seleção brasileira. A Conmebol já havia punido Fred pelo período de um ano em dezembro do ano passado, mas a suspensão só era válida para competições organizadas pela entidade. Com a decisão da entidade máxima do futebol, a punição ao volante é de nível mundial, o que significa que ele não poderá disputar nenhuma partida profissioanal – nem mesmo amistosos – em qualquer país do planeta, de acordo com a Fifa.

A punição é retroativa, portanto a data inicial da suspensão é contabilizada desde 27 de junho de 2015. Assim, ele poderá voltar a campo no segundo semestre deste ano. Com a nova punição, o jogador de 22 anos está fora da disputa da Copa América do Centenário, que será realizada nos Estados Unidos entre os dias 3 e 26 de junho, e fica com sua vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ameaçada, já que não poderá atuar até o fim de junho.

À época do exame, Fred foi flagrado pelo uso da substância hidroclorotiazida, um diurético usado para controle de doenças como hipertensão e insuficiência cardíaca. O medicamento é considerado doping pela Agência Mundial Anti-Dopagem (Wada) porque pode mascarar outras substâncias ilegais. ]

Fred defendeu a seleção brasileira na Copa América em duas partidas da edição competição no ano passado – participou da vitória por 2 a 1 sobre o Peru e da derrota por 1 a 0 para a Colômbia.

Leia também:

Nova investigação aponta participação de Putin em escândalo de doping

Doping na Rússia, uma política de Estado

Relatório da Wada aponta compra de votos de Tóquio para sediar Jogos de 2020

Ex-presidente da IAAF teria recebido 200 mil euros para encobrir doping de atletas russos

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League