Clique e assine com 88% de desconto

Fifa multa Santos por envolvimento de terceiros em transferências de jogadores

A equipe paulista terá que pagar aproximadamente 280 mil reais por negociar jogadores com a participação de investidores

Por Da Redação - 29 mar 2016, 15h28

O Santos foi punido nesta terça-feira pela Fifa em razão do envolvimento de terceiros sobre a negociação dos direitos de atletas do clube. O comunicado oficial, no entanto, não esclarece quais transações de jogadores da equipe paulista foram analisadas e consideradas fora dos padrões da Fifa. A sanção aplicada pela entidade máxima de futebol foi uma multa de 75 mil francos suíços (cerca de 280 mil reais).

“O clube foi considerado responsável por manter contratos que permitiam que terceiras partes influenciassem a independência do clube no contrato e transferências”, indicou a Fifa, sem dar maiores detalhes sobre o processo. Em maio do ano passado, o Comitê Executivo da Fifa instituiu uma norma que proíbe a participação de investidores nas negociações dos jogadores com seus clubes.

A Fifa também considerou que o Santos não cooperou nas investigações conduzidas pela entidade e nem entregou as informações obrigatórias ao sistema de transferências eletrônicas mantida pela entidade. Mas as punições está entre as mais brandas que a Fifa poderia adotar. Pelas regras, a entidade teria o direito de anular resultados de partidas, excluir o Santos de competições, tirar pontos, rebaixar para divisões inferiores, exigir a devolução de premiações e proibir novas contratações. Mas o Comitê Disciplinar da Fifa avaliou que nada disso seria necessário. Também foram punidos pelo mesmo motivo o Sevilla, da Espanha, o Sint-Truiden, da Bélgica, e o Twente, da Holanda.

Negociação – O caso mais conhecido da intromissão de investidores nos direitos de jogadores em transferências é o do atacante Neymar, de quem a empresa DIS possuía 40% dos direitos econômicos até a sua negociação com o Barcelona, em 2013.

Continua após a publicidade

Leia também:

Neymar e Cristiano Ronaldo celebram aniversário em momentos conturbados

Empresário diz ter sido traído por Neymar e seu pai em transferência para o Barcelona

Neymar usa a TV para se defender de denúncia de sonegação de impostos

Continua após a publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade